O tradicional Festival Dragon Boat, uma das celebrações mais emblemáticas da cultura chinesa, desembarca em São Paulo no dia 31 de maio de 2025, a partir das 9h. A edição especial marca os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e será realizada a partir das 9h, na Raia Olímpica da USP, com atrações esportivas e culturais para toda a família.
“O Dragon Boat Day é mais do que um evento esportivo e cultural – é uma ponte viva entre Brasil e China. Em um ano tão simbólico como este, celebramos cinco décadas de amizade com um encontro que promove integração, respeito e troca de experiências entre os povos”, destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina.
Com mais de dois mil anos de história, o Festival Dragon Boat (Duanwu) é conhecido por suas emocionantes corridas de canoas em formato de dragão, conduzidas por equipes de remadores guiados pelo ritmo de tambores. Em 2025, de acordo com o calendário lunar, a data oficial da celebração cai justamente em 31 de maio.
Além da tradicional competição de barcos-dragão, o público poderá participar de um workshop da modalidade e assistir a uma programação cultural que inclui o show do Ibrachina Musical Project – banda brasileira que interpreta músicas chinesas com arranjos contemporâneos – e apresentações das tradicionais Dança do Leão e Dança do Dragão, símbolos de sorte e prosperidade na cultura chinesa.
O evento integra o projeto “50 Anos das Relações Brasil e China: Uma História de Amizade”, uma realização do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo, com apoio do Consulado-Geral da China em São Paulo, da Associação Chinesa de Barco Dragão do Brasil, da Cult SP e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Dragon Boat Day: 50 Anos das Relações Brasil e China
Data/ Horário: 31 de maio de 2025, a partir das 9h
Local: Raia Olímpica da USP – Av. Professor Mello de Morais, 1382 – Butantã, São Paulo/SP