• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Ofertas, Cupons & Presentes
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Camerata Sé

  • Home
  • Novidades
  • Camerata Sé
Market Place tem teatro infantil com personagens natalinos
19 de dezembro de 2019
Festa de final de ano no Cantareira Norte Shopping
23 de dezembro de 2019

Camerata Sé

Foto Luciney Martins

Para encerrar o ano com chave de ouro, a Camerata Sé faz concerto no dia de Natal na Nave Central da Catedral Metropolitana de São Paulo (Sé). A apresentação será no dia 25 de dezembro, quarta-feira, ao meio dia e meia, na Nave Central da Igreja. A entrada é franca. Alguns dias antes, 21/12, sábado, às 15h, o grupo faz ensaio aberto, também com ingresso gratuito, no Pateo do Colégio.  A regência é de Martinho Lutero Galati de Oliveira.

No programa do concerto está Messias, de Georg Friedrich Händel. Nesta leitura, o Maestro Martinho Lutero optou pela utilização de instrumentos antigos, em interpretação historicamente orientada, e convidou para participação especial Nanneke Schaap, professora de Viola da Gamba do Conservatório de Amsterdã (Holanda).

O concerto faz parte da programação da Camerata Sé, primeira orquestra brasileira especializada em acompanhamento de música coral. O Coro Luther King, que em 2020 comemora 50 anos de atividade ininterrupta na cidade de São Paulo, faz participação.

Além de Nanneke e do Coro, participam do concerto: Tatiane Reis (soprano), Felipe Rissatti (contratenor), Daniel Umbelino (tenor), Davide Rocca (barítono) e Felipe Bernardo (órgão), além de Juliano Buosi (spalla).

Neste ano de sua criação, a Camerata Sé fez mais de uma dezena de concertos, todos com entrada gratuita, com sucesso de público e em lugares emblemáticos da cidade de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo, o Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer e a Catedral da Sé. Em 2019 foi inaugurada também a Sala do Coro, um novo espaço de realização de concertos na cidade, localizada sob a entrada da Nave da Catedral da Sé, e que vem sendo usada como espaço de ensaio da Camerata, que também realiza ali algumas apresentações abertas ao público.

A Camerata Sé foi idealizada pelo Maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, diretor artístico da Rede Cultural Luther King. Formada por músicos experientes, a orquestra é especializada em acompanhamento de música coral, voltada à execução de grandes obras da literatura musical brasileira e mundial.

Sobre a obra

Messias, de G. F. Händel é uma obras corais mais executadas em todo o mundo. Em formato de oratório, seus 51 movimentos são divididos em três partes e teve sua estreia pública em 1742. Um ano antes, Händel recebeu um convite do Lord Lieutenant da Irlanda para ajudar a angariar fundos para três instituições de caridade de Dublin (Irlanda). Embora doente nessa época, Händel, com a ajuda do libretista Charles Jennens que sugeriu arranjos em cima de versões de versículos e escrituras do Velho e Novo Testamentos da Bíblia, escreveu a obra. 

Sobre a Camerata Sé

Em 2020, a Rede Cultural Luther King celebra 50 anos de atividades ininterruptas e aproveitou a data comemorativa para lançar mais um projeto ousado e inédito: a criação da Camerata Sé, uma orquestra de câmara especializada em acompanhamento de música coral e voltada à execução de obras importantes da literatura musical brasileira e estrangeira. O lançamento do grupo aconteceu em junho com duas apresentações lotadas em pontos turísticos da capital paulistana: a Catedral da Sé e o Centro Cultural São Paulo.

Sobre o Coro Luther King

O Coro Luther King nasceu na cidade de São Paulo em novembro de 1970, fundado por Martinho Lutero Galati De Oliveira, reunindo um grupo de pessoas de diferentes classes sociais, cores e credos, em um dos períodos mais duros do país.

O grupo é detentor da Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo desde 2010, do Prêmio APCA, em 2012, e da Medalha São Paulo Apóstolo – títulos de reconhecimento por seu valor social e dos serviços prestados à cultura. O Coro Luther King destaca-se por seus projetos ligados ao canto coral e pela vasta e profícua atuação nas áreas de performance de concertos; formação musical; pesquisa de repertório; execução de primeiras audições nacionais, latino-americanas e mundiais de obras da literatura coral nacional e internacional; intercâmbio com associações culturais de países como Itália, Portugal, França, Alemanha, México, Cuba, Argentina, Chile, Venezuela, Moçambique, Angola, Quênia, Burquina Faso, Tunísia, Croácia e Paraguai.

Sempre conectado ao seu tempo, o Coro Luther King tem colaborado para a construção do canto coral, formando e preparando milhares de paulistanos para a vida musical, artística e cidadã, realizando música do passado e do presente, promovendo externamente o desenvolvimento, a difusão da literatura coral brasileira e internacional e, internamente, a reflexão e o crescimento de seus integrantes.

 

SERVIÇO

Ministério da Cidadania e Rede Cultural Luther King apresentam:

Camerata Sé e Coro Luther King

Direção artística e regência: Mº Martinho Lutero Galati de Oliveira

Duração: 150 minutos aproximadamente

Classificação: Livre

Quanto? Gratuito – entrada franca sujeita à lotação do espaço

Quando? 25/12, quarta-feira, 12h30 | Catedral da Sé

* Ensaio Geral aberto ao Público: 21/12, sábado, 15h | Pateo do Collegio

Com as participações de: 

Tatiane Reis – soprano

Felipe Rissatti – contratenor

Daniel Umbelino – tenor

Davide Rocca – barítono

Nanneke Schaap – viola da gamba

Felipe Bernardo – órgão

Programa

Messias, de Georg Friedrich Händel

O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e oferece programação com entrada franca nas principais salas de concerto da Cidade de São Paulo durante o ano de 2019, se estendendo até 2020.

Patrocínio: SABESP 

Apoio: Catedral da Sé

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital