Santo André recebe neste domingo (19) a primeira edição de 2020 do programa Domingo no Paço, com série de atividades de lazer, jogos e brincadeiras. O Departamento de Lazer desenvolverá programação diversificada no local no estacionamento do Paço Municipal, das 10h às 16h.
Criado em 2017, o Domingo no Paço conta com o conceito de club-park e oferece brincadeiras como pula-pula, futebol, tênis de mesa, slackline, teatro infantil e uma série de outras atividades. As atrações são revezadas entre um domingo e outro. O endereço é Praça IV Centenário, s/nº, Centro.
Outra opção de lazer na cidade é a Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari. O espaço conta com série de jogos e brincadeiras gratuitas. O endereço é avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Exposições – No período de férias, alguns dos espaços da Secretaria de Cultura são opções de passeio interessantes para quem fica na cidade. Nestes locais os visitantes podem conferir série de exposições, além de conhecer um pouco dos patrimônios históricos municipais. É o caso da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, construção da década de 1920 que pertenceu à família Queiroz dos Santos, e do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, espaço que abrigou a primeiro Grupo Escolar da região, na década de 1910.
Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto está em cartaz a exposição ‘LEVANTE’, da artista Carolina Caliento. São trabalhos em preto e branco, feitos com gizes, bastão e tinta a óleo sobre papel. Carregadas de gestualidade e matérias, as obras transitam entre o desenho e a pintura e apresentam cenas e elementos da narrativa urbana. Visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h. Até 8 de fevereiro de 2020. O endereço da Casa do Olhar é rua Campos Sales, 414, Centro. Grátis.
No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa a novidade é a exposição ‘Natalino Vertematti e suas ferramentas’, Instalada na Sala Especial, a exposição reúne reportagens publicadas na coluna Memória do jornalista Ademir Medici, além de ferramentas de marcenaria doadas pela família de Vertematti ao museu.
Outra atração recente do museu em exposição é a súmula do primeiro gol marcado por Pelé em sua carreira profissional, durante partida realizada em Santo André no ano de 1956. O objeto pertence ao acervo de Nelson Sacilotto.
No museu o visitante pode visitar as exposições ‘Dá para imaginar?’, com objetos que as pessoas mais novas não conhecem como câmera fotográfica analógica, projetor de slides e máquina de escrever, entre outros. Além de levar à reflexão sobre a importância da evolução tecnológica, a mostra pode ser uma viagem no tempo para quem utilizou estes objetos; e “Espaços simbólicos da cidade” reúne fotografias selecionadas pela população através de curadoria coletiva.
Há ainda as exposições ‘Um Século de História: Da Escola à Memória’, que resgata a história do prédio do museu, e de quadros de Guido Poiana e Giuseppe Xella. O endereço do museu é rua Senador Fláquer, 470, Centro. Em janeiro as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Grátis.
Já no Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André – Pinacoteca o visitante pode conferir ‘Habitar’. São 30 fotografias de diferentes artistas que propõem a relação entre a arte e o meio ambiente. O espaço funciona junto à Sabina Escola Parque do Conhecimento, na rua Juquiá, altura do nº 135, na Vila Eldízia. Ingressos de R$ 10 e R$ 20.