Dando continuidade a bem sucedida temporada de estreia, o espetáculo 1975 (03 estrelas da Revista Veja-SP) da autora uruguaia Sandra Massera, protagonizado pela atriz Angela Figueiredo, reestreia dia 31 de janeiro no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. A peça teve sua direção feita a quatro mãos, por Sandra e Angela, entre o eixo São Paulo-Montevidéu.
1975 é um espetáculo sensível e forte conduzido pela linda iluminação cênica, vídeos e trilha sonora impactantes fortalecem a narrativa sobre a passagem do tempo e a dor pelo desaparecimento de pessoas próximas. Esvaziando a casa de seus pais Teresa encontra seu caderno e cartas que escreveu desde que seu irmão sumiu durante a última ditadura no Uruguai quando ela era adolescente.
O espetáculo é uma obra de ficção inspirada em fatos reais. O texto surgiu a partir da peça Boneco Sem Rosto, também de Sandra,criado para a convocatória para autores uruguaios e argentinos de textos curtos e monólogos para os 10 anos do Teatro De La Identidad, organizado pelas Abuelasde Plaza de Mayo, realizadoem Buenos Aires, Argentina. Essa convocatória tem o tema do desaparecimento de pessoas nas ditaduras do Uruguai e Argentina.
Ela partiude uma história real que viveu na sua adolescência e nos anos da ditadura, quando cadáveres anônimos eram encontrados na costa uruguaia lançados de aviões no Rio da Prata. Estes voos ficaram conhecidos como voos da morte. 1975 ganhou o Prêmio Florêncio de Melhor texto de Autor Nacional em 2015, ano de sua estreia em Montevidéu. A montagem uruguaia estreou em 2015 fez duas turnês na França, foi montado na Argentina (2017) e agora no Brasil.
Após a apresentação a atriz ficará para um bate-papo informal com a plateia. Angela participou da série “Hebe”, Globoplay/ TV Globo, e da novela “Selva de Pedra” em cartaz no Canal Viva.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Sandra Massera
Direção: Sandra Massera e Angela Figueiredo
Elenco: Angela Figueiredo
Direção de vídeos e fotos: Nanda Cipola
Assistente de direção: Claudinei Brandão
Produção executiva: Cristiani Zonzini
Diretor de palco: Acauã Sol
Cenografia e figurinos: Kléber Montanheiro
Iluminação: Amarílis Irani e Maria Julia Rezende
Trilha sonora: Branco Mello e Sandra Massera
Programação Visual: Vicka Suarez
Adaptação de artes: Erik Almeida
Operação de luz: Maria Julia Rezende
Operação de som e vídeo: Nanda Cipola
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
Realização: Casa 5 Produções
SERVIÇO:
LOCAL: Teatro Arthur Azevedo – Sala Multiuso (Av. Paes de Barros 955 – Mooca), 60 lugares.
DATA: 31/01 até 01/03 (Sexta e sábado 19h e domingo 17h)
INGRESSOS: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
INFORMAÇÕES: 11 2604 5558 e teatroaa952@gmail.com;
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos