• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Cupons & Promoções
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Farinha de arroz

  • Home
  • Promoções & Gastronomia
  • Farinha de arroz
Cardápio pra família
17 de janeiro de 2026
Câncer de pele
17 de janeiro de 2026

Farinha de arroz

Torta salgada de azeitona e atum

A busca por uma alimentação mais leve, natural e alinhada a novos hábitos de bem-estar tem ampliado o interesse dos brasileiros por ingredientes acessíveis, nutritivos e versáteis. Nesse movimento, a farinha de arroz vem ganhando protagonismo na cozinha, tanto de quem deseja variar as preparações do dia a dia quanto de consumidores que preferem alternativas naturalmente livres de glúten, mais fáceis de digerir e com sabor neutro.

Produzida a partir do grão de arroz moído, a farinha de arroz se destaca por sua textura fina, pela leveza que oferece às massas e pela capacidade de substituir parcial ou totalmente a farinha de trigo em uma ampla gama de preparos. Rica em carboidratos complexos, ela fornece energia de forma gradual e contribui para receitas mais equilibradas. Sua versatilidade também a torna uma aliada para quem busca adaptar receitas tradicionais, mantendo maciez, crocância e sabor.

Nesse contexto, a Josapar reforça essa tendência ao disponibilizar, por meio da marca Tio João, sua Farinha de Arroz, que combina praticidade, pureza e qualidade. Para inspirar os consumidores a explorar todo o potencial desse ingrediente, a companhia preparou uma seleção de receitas que exaltam sua leveza e múltiplas aplicações na culinária cotidiana. Confira!

Torta salgada de azeitona e atum

Ingredientes

– 1 ½ xícara de Farinha de Arroz Tio João Sem Glúten

– 2 xícaras (chá) de leite

– 2 ovos

– Salsinha ou cebolinha a gosto

– Sal a gosto

– 2 latas de atum

– ½ xícara de azeitona verde sem caroço

– ½ xícara de Azeite Nova Oliva

– 2 colheres (sopa) de chia

– Queijo ralado a gosto (opcional)

– Orégano a gosto (opcional)

– Tomate em cubos (opcional)

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto a salsinha, o atum e a azeitona. Em um recipiente, coloque os demais ingredientes e misture bem com um garfo. Se desejar, adicione cubos de tomate. Em uma forma retangular de 24 cm untada, despeje metade da massa e espalhe o recheio com uma colher. Com uma espátula, finalize com o restante da massa. Se preferir, pode acrescentar orégano ou queijo ralado. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 25 a 30 minutos ou até dourar.

Quiche lorraine

Ingredientes

Massa: 

– 2 xícaras (chá) de Farinha de Arroz Tio João Sem Glúten

– 125 g de manteiga gelada cortada em cubos

– 1 pitada de sal

– 100 ml de água gelada

-50 ml de Azeite Nova Oliva

Recheio:  

– 50 ml de Azeite Nova Oliva

– 150 g de bacon em cubos

– 4 ovos

– 400 ml de creme de leite

– 120 g de queijo emmental ralado

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– 10 g de noz-moscada

Modo de preparo

Massa:

Em um recipiente, misture a Farinha de Arroz Tio João Sem Glúten, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea.

Coloque na geladeira coberta por um filme plástico por 25 minutos. Em seguida, abra a massa e forre a forma untada com o Azeite Nova Oliva. Faça furos na massa com um garfo e coloque para assar no forno preaquecido em 180° C por 10 minutos.

Recheio:

Em uma frigideira, aqueça o Azeite Nova Oliva e frite os bacons em fogo baixo até dourar. Retire e deixe escorrer. Em um recipiente junte os ovos, o creme de leite e o queijo ralado e misture bem com a ajuda de um fue. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. Em seguida, acrescente o bacon. Despeje a mistura uniformemente sobre a massa pré-assada e volte novamente ao forno por mais 25 minutos ou até começar a dourar e o recheio ficar firme. Desenforme e sirva em seguida.

Torta de amêndoas

Ingredientes

– 3 ovos

– 125 g de manteiga

– ½ xícara (chá) de açúcar

– 2 xícaras (chá) de Farinha de Arroz Tio João Sem Glúten

– 1 colher (chá) de fermento em pó

– 1 colher (café) de extrato de amêndoas

– 50 ml de Azeite Nova Oliva

– 100 g de amêndoas trituradas

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as claras e bata até atingir o ponto de neve. Reserve. Em uma batedeira, coloque a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme homogêneo. Adicione uma gema por vez, batendo sem parar. Desligue a batedeira e adicione a farinha de arroz, o fermento, o extrato de amêndoas e misture bem. Adicione as claras em neve, mexendo cuidadosamente.

Coloque a massa numa forma untada com Azeite Nova Oliva e leve para assar em forno preaquecido a 180° C por meia hora. Assim que esfriar, decore com as amêndoas trituradas e sirva em seguida.

Minibolo de banana e chocolate

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de Farinha de Arroz Tio João – Sem Glúten
– ¼ de xícara (chá) de fécula de batata
– ¼ de xícara (chá) de polvilho doce
– ¼ de xícara (chá) de cacau em pó
– ½ xícara (chá) de açúcar demerara
– ¼ de xícara (chá) de chocolate amargo (sem leite na composição) picado
– 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
– 1 colher (sopa) de fermento químico
– 1 pitada de sal
– ¼ de xícara (chá) de óleo vegetal
– ¼ de xícara (chá) de banana-caturra (nanica) amassada
– 1 xícara (chá) de água
– 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou arroz
– Rodelas de banana para decorar

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200° C e coloque 6 formas de minibolo em uma assadeira. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos. Abra um buraco no centro e adicione o óleo, a banana amassada, a água e o vinagre. Misture até obter uma massa pastosa. Distribua a massa nas forminhas, completando-as até sobrar 1 dedo vazio. Decore com 3 rodelas de banana. Asse por 15 minutos em forno a 200° C ou até inserir um palito e ele sair seco.

 

Torta de ricota

Ingredientes

– 500 g de ricota fresca

– 1 lata de leite condensado

– 250 ml de leite

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– ¼ de xícara (chá) de açúcar

– 2 ovos

– ½ xícara (chá) de Farinha de Arroz Tio João Sem Glúten

– Frutas vermelhas a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador a ricota, o leite condensado, o leite, a manteiga, o açúcar, as gemas e a Farinha de Arroz Tio João Sem Glúten. Em uma batedeira, bata as claras em neve. Adicione a mistura do liquidificador e misture delicadamente. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada. Coloque as frutas vermelhas sobre a torta. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por 2 horas e estará pronta para servir.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Fique por dentro das novidades: siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital