A 2ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema está com inscrições abertas até 5 de abril, dirigindo-se a pessoas que desejam ampliar os conhecimentos cinematográficos de modo dinâmico e compreender a execução e a estética dessa arte de maneira crítica. Os módulos da formação possibilitam reunir participantes sem ou com experiência na área. No site do museu – http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/cinema/ – encontram-se a ficha de inscrição e todas as informações necessárias para participar do processo seletivo totalmente online.
Realizado pelo Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, esse programa formativo oferece dois eixos. O primeiro é composto de aulas de teoria e história do cinema, que transitarão por diferentes épocas e temas: os considerados pioneiros na realização de filmes, Georges Méliès e David Wark Griffith; o cinema de vanguarda; o cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague; as estéticas no cinema comercial; a teorização com base nas artes visuais, na psicologia, no contexto sociocultural e no realismo, além de importantes trabalhos de teóricos contemporâneos como Jacques Aumont, entre outros conteúdos.
Já o segundo eixo é dedicado à parte prática de realização cinematográfica, oferecendo oficinas temáticas que possibilitam vivências dos alunos com profissionais dedicados a diferentes especialidades no processo de criação de um filme. Integram o programa oficinas de desenvolvimento de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme, além de atividades envolvendo crítica cinematográfica, que colaborarão para a elaboração do trabalho de conclusão do curso.
Os encontros ocorrerão durantes os meses de maio, junho, agosto e setembro de 2020, às terças e quintas-feiras (aulas expositivas) e aos sábados (workshops). O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema surgiu da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida com cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários, realizados desde 2011.
A Casa Guilherme de Almeida faz parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Acesse o site e fique por dentro das ações do museu.
Devido ao cenário de combate à propagação do coronavírus (covid-19) e seguindo as recomendações feitas pelo Governo do Estado de São Paulo, a POIESIS, organização social de cultura e gestora da Casa Guilherme de Almeida, informa que o museu está com as atividades presenciais suspensas por 30 dias, a partir de 17 de março. Essa medida não prejudica as inscrições, já que todo o processo ocorre de forma online, via e-mail diretamente com e para as pessoas inscritas, além de informações pelo site e redes sociais: https://www.instagram.com/casaguilhermedealmeida/; https://www.facebook.com/museucasaguilhermedealmeida/; https://twitter.com/casagdealmeida
SERVIÇO
Casa Guilherme de Almeida | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP | Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525
Prazo para a inscrição: até 5/04/2020
Inscrição aberta e via site do museu – http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/cinema/ – onde a ficha de inscrição está disponível para download e que deve ser enviada, junto com a carta de intenção e currículo, para o e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.
Única taxa é a de matrícula: R$ 200,00
Há cinco bolsas integrais para candidatos que declararem baixa renda por meio do formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.
17/04/2020 – Os candidatos selecionados em processo seletivo serão informados por e-mail.
5/05/2020 – Previsão do início das aulas.
Vagas: 40
História e teorias do Cinema
Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal)
Workshops temáticos
Aulas aos sábados (dois por mês), das 10h às 13h e/ou das 14h às 18h.
Horário de funcionamento do museu:
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h