O Fogão na Rua é um projeto social, sem fins lucrativos, criado em 2016 por três amigos: Erica Matusita, Helena Pasqual e Luis Fernando Ribeiro. Os três são fundadores e tocam as ações que mensalmente leva doações de alimentos, itens de higiene pessoal, roupas e cobertores a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
Com o grande número de moradores de rua pela região do Copan e a situação agravante do período de pandemia e isolamento social que vivemos no país, o projeto cultural sem fins lucrativos Pivô viu a necessidade de mobilização para arrecadar doações de alimentos e itens de higiene. O Fogão na Rua foi buscado pelo projeto e irá colaborar com a experiência de 4 anos de entregas mensais para moradores de rua e a estrutura de voluntários que acompanha o grupo. Os itens arrecadados serão distribuídos em até três edições que deverão ocorrer no mês de maio.
A ação de distribuição para as pessoas em situação de rua será realizada na próxima terça (5/5) na região do Copan. É possível realizar doações financeiras ou de recursos como alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal através do site do Fogão na Rua, que também traz mais informações sobre as ações do projeto e como se voluntariar. Para o período de pandemia as ações tem acontecido quinzenalmente.
Mais sobre o Fogão na Rua:
Cada ação do Fogão Na Rua atende uma média de 350 a 400 pessoas, proporcionando, algo além de uma simples entrega de doações, o grupo que conta com outros 35 a 40 voluntários por edição. Desde a fundação já foram cerca de 55 edições e uma média de 22 mil pessoas assistidas pelo projeto que além das doações oferecem um momento de acolhimento, com olho no olho, parando, conversando e ouvindo essa população que por muitas vezes se sentem invisíveis por viverem na rua. Com o início da crise de Covid-19 o grupo passou a realizar edições quinzenais e teve de diminuir o número de voluntários para 15 pessoas por edição. O número de kits continua o mesmo.
Os ingredientes das refeições e os demais itens são recebidos através de doações ou comprados pelo grupo com as doações recebidas em dinheiro, em pequenos estabelecimentos comerciais que por conta da pandemia estão sem faturar no momento, criando assim, uma cadeia de suporte também econômico.
Entre as empresas que já apoiaram a ação com doações financeiras estão: Otimah, Dudalina, Triya, Valencien, Comitê chef Raphael Arrigucci, Nathalie Bacellar, Caê Atelie, A. Colli Gem, Piu Brand e Treviso Corretora. E também empresas que já doaram produtos: Amway, Garnier, Dengo Chocolates, Camil, Borger Burguer, Bronx Burguer, My Basics, Chez Nous e Botti.
Sobre as ações realizadas a co-fundadora do projeto Erica Matusita relata: “Nas últimas ações do “Fogão na Rua” atendemos uma média de 500 pessoas por dia doando refeições, água, sucos, achocolatados, biscoitos, kits higiene, álcool gel, cobertores, máscaras, pares de meias, enfim, nossa ação tenta minimizar a dor de quem está na rua à sua própria sorte. O número de pessoas atendidas a cada ação do Fogão na Rua representa a 2% da população de rua na cidade de SP, a cada entrega de tentamos conscientizá-los sobre os riscos da Covid, da necessidade de buscarem abrigo neste momento e se protegerem. Muitos respondem que a fé em Deus os protege outros dizem que situação pior do que a que eles já estão não existe e 98% nos agradece dizendo o quanto a nossa ajuda é importante e necessária para eles naquele momento. A fome tem sido maior que o medo e a falta de esperança no futuro já é uma realidade pra eles, que enxergam em nós um alívio momentâneo à dor.”
Mais do que uma simples ação de entrega de doações, o Fogão na Rua se tornou um coletivo que reforça em suas ações que a generosidade só existe se vier com acolhimento, dignidade, afeto e cuidado. Olhar ao próximo dessa forma e sem distinção é princípio que une e move diariamente o projeto social.
Serviço:
https://abacashi.com/p/fogao-na-rua
https://www.fogaonarua.com.br/