A partir do dia 25/5, segunda-feira, a Casa Natura Musical preparou uma programação para toda a semana em homenagem ao Dia da África, instituído em 1963 devido à criação da Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana. A programação será composta por artistas, historiadores e curadores que irão conversar por meio de lives no Instagram da Casa (@casanaturamusical) sobre a diáspora africana no Brasil e suas influências ancestrais e modernas na nossa identidade até hoje.
Os encontros irão acontecer entre segunda e sexta-feira, às 17h – a única exceção é a quinta-feira, quando a ação acontecerá às 19h. Os convidados são Mariene de Castro com Resenha da Maricota – especial África (25/5, segunda-feira), Lenna Bahule e Rafael Galante em Influência da música moçambicana na música brasileira (26/5, terça-feira), Paula Abreu e Mayra Andrade em Música da África e de Cabo Verde – agora e além (27/5, quarta-feira), Heavy Baile e Ademafia em Um papo sobre cultura, pista e favela (28/5, quinta-feira), e Alessandra Leão com Lia de Itamaracá em Africanidades e o elemento sagrado do culto na nossa música (02/06, quinta-feira).
Durante o isolamento social, os canais de conteúdo da Casa amplificaram debates e aproximaram artistas do público por meio de séries semanais e edições especiais de lives transmitidas pelo Instagram (@casanaturamusical) e também por playlists temáticas, conteúdos sobre música e cultura nas redes sociais e entrevistas com artistas nas newsletters.
Programação detalhada
Mariene de Castro (25/5, segunda-feira)
Resenha da Maricota – especial África
Com um trabalho musical voltado a exaltar o samba de roda, religiões e a cultura afro-brasileira, a cantora, compositora e instrumentista baiana faz uma edição especial da sua live Resenha da Maricota, falando sobre o Dia da África.
Lenna Bahule e Rafael Galante (26/5, terça-feira)
Influência da música moçambicana na música brasileira
A cantora, arte educadora e ativista cultural moçambicana Lenna Bahule se junta ao historiador e etnomusicólogo Rafael Galante para conversarem sobre a influência da música moçambicana na música brasileira — ambos países que compartilham o português como língua oficial.
No Brasil, Lenna desenvolveu uma pesquisa sobre a música vocal e diferentes caminhos para o uso da voz e do corpo como instrumento musical e de expressão artística. Já Rafael é mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, onde realiza a pesquisa ‘Iconografia musical do Atlântico Negro: Brasil, África Central e Austral’.
Paula Abreu e Mayra Andrade (27/5, quarta-feira)
Música da África e de Cabo Verde – agora e além
A cantora caboverdiana Mayra Andrade e a curadora brasileira Paula Abreu trocam experiências sobre seus trabalhos numa live sobre música da África e caboverdiana. Uma das revelações de Cabo Verde, Mayra tem cinco discos lançados e tem uma relação estreita com a música brasileira. Já colaborou com Lenine, Chico Buarque, além de participar do show Refavela40, de Gilberto Gil.
Já Paula Abreu é responsável pela curadoria e programação musical do icônico SummerStage e Charlie Parker Jazz Festival (Citys Parks Foundation, em Nova York).
Heavy Baile e Ademafia (28/5, quinta-feira)
Um papo sobre cultura, pista e favela
Os coletivos Heavy Baile e Ademafia fazem uma edição especial do Afetos, refletindo sobre cultura, pista e favela. Com o objetivo de unir as pessoas através da música e dança, o Heavy Baile transmite a diferentes tribos os sons oriundos de subúrbios e guetos, explorando uma outra estética, com novas abordagens para a criação musical. Criado por Ademar Luquinhas, o canal e coletivo de skate, música e arte Ademafia é referência entre a nova geração na cena urbana carioca.
Alessandra Leão e Lia de Itamaracá (02/06, quinta-feira)
Africanidades e o elemento sagrado do culto na nossa música
Alessandra Leão e Lia de Itamaracá conversam sobre a influência de religiões de matrizes africanas na música brasileira. Lia de Itamaracá é ícone da ciranda no Brasil e patrimônio vivo do Estado de Pernambuco. Lançou recentemente o disco Ciranda Sem Fim (2019), pela Natura Musical. Alessandra Leão é percussionista, cantora e compositora recifense. Seu último trabalho, Macumbas e Catimbós (2019), foi indicado ao Latin Grammy 2019.
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br e www.sympla.com.br.
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus