O musical “A Borboleta Sem Asas” ficará em cartaz durante todo o mês de julho, a partir do dia 1º, no Centro Cultural da Fiesp. A temporada será feita todas as quintas, sextas, sábados e domingos. “A Borboleta Sem Asas” tem como objetivo, além de entreter o público infantil, trazer para debate temas tão importantes da nossa sociedade e que merecem atenção.
A peça é uma obra de César Cavelagna, com roteiro de Marcos Ferraz, músicas de Marcos Okura, Ricardo Brunelli e Vinícius Loyola, direção musical de Vinícius Loyola, direção artística de Paula Flaiban e Bebel Ribeiro e realização do Grupo Trapiche.
O musical conta a história de Babi, uma borboleta que nasceu sem asas. Um dia, ela decide ir até o lago com as outras borboletas, mas elas a destratam por causa da deficiência. Ao decidir ir até o local pela terra, ela conhece diversos outros insetos que a ajudam em sua trajetória, como a abelha Abel (que é workaholic), o vagalume Lamparino (que é cego), entre outros, cada um com sua particularidade.
“Trazer um tema de tamanha relevância como esse, em um país onde ainda sofremos com a falta de apoio e preocupação com o portador de necessidades especiais num espetáculo voltado para o público infantil e jovem, colabora no debate e age como agente facilitador para a discussão principal”, conta Nayana Gomes, do Grupo Trapiche.
Novo roteiro
A peça, que foi atualizada em 2019, foi criada em 1996 a partir de um desejo de César Cavelagna e Marcos Okura de discutir o assunto da deficiência com os pequenos. O sucesso da abordagem foi tamanho que “A Borboleta Sem Asas” ganhou duas montagens profissionais para o palco, uma delas da extinta Cia de Teatro Rock, de Ferraz, Okura, Fezu Duarte e Fábio Ock; uma montagem criada por estudantes ao fim de uma oficina de teatro, e uma adaptação audiovisual para o programa Teatro Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.
A nova versão, com direção de Bebel Ribeiro e Paula Flaibann, aposta na proximidade com as crianças da nova geração. Para isso, algumas adaptações foram feitas, como músicas que flertam mais com o pop e a principal ocupação das borboletas que hostilizam Babi – na versão original elas eram modelos, agora elas são digital influencers.
Serviço
Musical: A Borboleta Sem Asas
Local: Centro Cultural da Fiesp (Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César)
De 01 de julho a 24 de julho – de quinta a domingo às 15h (dias 1, 7 e 8 às 11h)
Lotação: 456 pessoas
Valor: Gratuito
Ingressos: https://www.sesisp.org.br/eventos
Agendamento de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Classificação: Livre (Recomendado para crianças a partir de 4 anos)