Lembrado mundialmente em 21 de março, o Dia Internacional da síndrome de Down será marcado no Brasil com um encontro gratuito e aberto ao público que deve reunir mais de 500 pessoas na cidade de São Paulo. Organizado pelo Espaço Mosaico e Instituto MetaSocial, da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) em parceria com outras 12 entidades que estão se engajando este ano, a III Ação na Paulista tem o objetivo de ampliar a conscientização pelos direitos das pessoas com deficiência. O evento será realizado no dia 30 de março, das 9h às 11h30min, em frente à Fiesp, na Avenida Paulista.
O slogan da campanha “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”, foi baseado no tema escolhido pela organização Down Syndrome International para 2025: “Improve Our Support Systems” significa “Melhore nossos sistemas de apoio”. Por aqui, a temática foi adaptada para melhor refletir a realidade e as necessidades locais.
O intuito é destacar a importância do fortalecimento das redes de apoio como “rampas sociais” que geram suporte às pessoas com deficiência e à própria rede, que também precisa de respaldo e atenção cuidadosa para que a inclusão aconteça de fato.
Este é um evento que incentiva a participação de todas as pessoas, inclusive quem não está inserido no universo das pessoas com deficiência. A valorização do convívio inclusivo desmistifica e quebra estigmas que geram o preconceito, muitas vezes, por falta de conhecimento. A todo momento é possível aprendermos uns com os outros, sermos apoiados pelas próprias pessoas com deficiência que precisam de um meio favorável, em qualquer esfera social, seja na saúde, cultura, educação, transporte, esporte, lazer, entre outras. As condições acessíveis adequadas permitem que todos exerçam seu melhor potencial.
A agenda também é um convite para que empresas apoiem a causa e abracem iniciativas sociais que englobem respeito, equidade, alteridade e empatia. A concentração contará com apresentações artísticas de pessoas com e sem deficiência, ressaltando o poder da cultura em potencializar a diversidade, além de distribuição de água, camisetas e brindes.
Epilepsia
Junto com a iniciativa que traz ao debate o reconhecimento do papel das pessoas com síndrome de Down na sociedade, a II Ação na Paulista também terá a participação da Associação Brasileira de Epilepsia, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, no dia 26 de março.
As pessoas com síndrome de Down ou outra deficiência podem ter condições associadas a ela, como no caso da epilepsia. Assim, o tratamento especializado, com acessibilidade atitudinal da equipe médica em igualdade de direitos deve ser estendido a qualquer pessoa que necessite, num grau maior ou menor, desse suporte.
Os apoiadores e envolvidos nesta ação são as instituições: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), Down Syndrome International, Autodefensoria FBASD, Instituto MetaSocial, Espaço Mosaico, Plataforma Maia, Instituto Projeto Irmãos, Em Pulso, Instituto Movimentarte, Teia 21, ONG Nosso Olhar, Instituto Serendipidade, InMovimento e as empresas: Soneda, Alfaparf Milano (com projeto Beleza em Todas as Suas Formas – em parceria com o Instituto MetaSocial). Contamos com apoio estrutural da FIESP para realização do evento.
Serviço:
O que: III Ação na Paulista, concentração em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down
Quando: 30 de março (domingo)
Local: em frente à Fiesp, na Avenida Paulista
Horário: das 9h às 11h30min
Como participar: o evento é gratuito e aberto ao público. Basta comparecer ao local
Sobre o Instituto Serendipidade
O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre prezando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito. As iniciativas que atendem diretamente o público são: Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda; Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar; e o Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência. Atualmente, o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da inclusão e através do atendimento direto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.
Mais informações em www.serendipidade.org.br E nas mídias sociais @institutoserendipidade