A 4ª edição da ação “Na Pr.A.I.A com Tampinha Legal” está de volta, promovendo inclusão e acessibilidade para que crianças com deficiências consigam entrar no mar utilizando os Protótipos de Andadores Infantis de Areia em PVC (Pr.A.I.A). O lançamento da ação acontecerá no dia 7 de janeiro, na Casa de Verão do Sesc/RS de Tramandaí, a partir das 9h. Após este dia, todas as Casas de Verão do Sesc/RS irão receber o Pr.A.I.A para empréstimos aos veranistas até o final da temporada.
De acordo com Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást, o Tampinha Legal vai muito além da conscientização acerca do descarte correto de tampas plásticas e outros resíduos plásticos. “Os andadores Pr.A.I.A são confeccionados com tubos de PVC que seriam descartados e, a partir deles, conseguimos proporcionar momentos de alegria e diversão para crianças com deficiências. Para muitas, esta é a única oportunidade de aproveitar um banho de mar”, destacou.
Através dos andadores Pr.A.I.A, um paradigma sobre o plástico também é quebrado, pois cadeiras de rodas tradicionais não são ideais para práticas de banho de mar, pois afundam na areia e danificam-se, irreversivelmente, pela ação da maresia e da água salgada. “Através do Pr.A.I.A apresentamos como podemos levar o plástico para o mar, que é o material mais apropriado para este ambiente. Por ser resistente a maresia e intempéries, é amplamente usado em mesas, cadeiras e esquadrias no litoral, por exemplo, provando que, quando bem empregado, torna-se extremamente benéfico para o planeta”, destacou Simara.
Além de proporcionar inclusão social e acessibilidade, a ação também salienta a importância e a efetividade da economia circular. “Trazer a ideia da construção de um andador com tubos de PVC faz parte do nosso ato de conscientizar as pessoas sobre o que é a economia circular e como ela funciona na prática. O Pr.A.I.A nos mostra como é possível dar o destino correto, também, para os resíduos da construção civil”, finalizou a gerente.
O Tampinha Legal está presente em vários ambientes como escolas, comércio, órgãos públicos, entre outros. Com os recursos obtidos através do programa, distribuídos de forma integral às entidades assistenciais parceiras, podem ser adquiridos medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal e realizar melhorias em suas sedes. Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONGs, asilos, associações e hospitais.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.