O estudo The Most Influential Digital Brands 2021, que elege as marcas mais influentes no ambiente digital brasileiro, avaliou 500 marcas a partir de quatro dimensões analíticas: fama, engajamento, mobilização e valência. A 3 Corações, maior empresa de cafés do País, ficou entre as três primeiras no ranking das mais influentes no ambiente digital, atrás apenas das gigantes multinacionais Facebook e Nike.
Realizado pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento do grupo In Press, em parceria com a Quaest Consultoria e Pesquisa, o estudo inédito foi construído com uma metodologia baseada em técnica de machine learning. Durante três meses, foram medidas 152 variáveis e aplicados testes estatísticos a diferentes dimensões, o que gerou o Índice de Popularidade Digital (IPD), que mensura o desempenho diário das marcas no digital.
A 3 Corações se destacou, principalmente, pela capacidade exponencial de envolver e mobilizar as pessoas, o que gera conversas e engajamento nas redes sociais, a partir de um conteúdo relevante e contextualizado sobre o café no dia a dia. Para garantir eficiência e qualidade nas interações, a empresa tem apostado em métricas de engajamento e na consistência de uma comunicação verdadeiramente always-on.
Para garantir a excelência, a empresa reestruturou a área de marketing, criando uma célula de digital interna, que passou a administrar, diretamente, os canais digitais com uma estrutura de operação integrada chamada DNA3 – uma espécie de in-house com o DNA da 3 Corações, incorporada a área de Marketing.
Desta forma, tudo é conduzido de forma ágil e integrada, sem camadas intermediárias, desde a estratégia, planejamento, mídia, conteúdo, monitoramento, até a interação com os seguidores. Nesse escopo também está a gestão direta dos influenciadores, o que valoriza a cocriação de maneira próxima e permite que eles participem da construção com liberdade para definir a melhor forma de ativar a marca em suas redes.
Além disso, a empresa internalizou sua operação de e-commerce e criou um hub de inovação de cafés, o mercafe.com.br, que se tornou uma importante ferramenta para integrar toda experiência digital em um único lugar, para quem é movido a café.
A posição da 3 Corações entre as três melhores do ranking demonstra a importância de uma estratégia digital em que o número de seguidores e grandes orçamentos não são cruciais, mas sim a capacidade de combinar inteligência de dados, geração de conteúdo e agilidade para aproveitar as oportunidades e, assim, conectar-se com as pessoas.
A estratégia adotada não só trouxe bons resultados, como valorizou ainda mais o budget aplicado na área, além de contribuir para outras conquistas da 3 Corações, líder de vendas no país, como os prêmios Top of Mind Nacional para Cafés e Máquinas de Cafés.