A Linha 6-Laranja de metrô acaba de lançar a sua primeira ação cultural em parceria com o Festival de Imagens Periféricas (FIP). Trata-se de uma exposição fotográfica a céu aberto nos tapumes da futura Estação Higienópolis–Mackenzie.
As 12 fotografias, que podem ser vistas por qualquer pessoa que passa em frente às obras, fazem parte de uma seleção especial de 150 imagens do FIP expostas também em outros tapumes e muros da cidade de São Paulo, apresentando a periferia sob diferentes narrativas.
Para Lucio Matteucci, diretor adjunto de projeto da ACCIONA, o incentivo a projetos como este, que visam construir uma relação de aproximação entre os grandes centros urbanos e as regiões periféricas, fazendo com que a arte chegue mais longe, é muito importante. “Para a ACCIONA, estar inserida em ações assim reflete os valores já propagados pela empresa, que tem o compromisso de fortalecer o apoio a manifestações artísticas e culturais”, comenta.
Ações como esta se tornam ainda mais importantes em meio ao contexto de pandemia e isolamento social pelo qual o Brasil e o restante do mundo estão passando. “Ter a oportunidade de apreciar manifestações artísticas ao ar livre em espaços urbanos é enriquecedor”, finaliza Lucio.
O Festival de Imagens Periféricas
O projeto é composto por diversas etapas, sendo a primeira uma série de bate-papos temáticos que dão abertura às atividades do festival, oficinas de fotografia e desafios fotográficos.
Os desafios resultaram em uma projeção de 365 imagens, que foram selecionadas a partir do diálogo entre fotógrafos e artistas, com a provocação de capturar retratos sobre os temas: cultura, memória, gente, morada e sobrevivência, lançado nas redes sociais do FIP com a hashtag #desafio_fip.
Até que 150 fotografias foram selecionadas para a criação de uma grande galeria a céu aberto, em espaços urbanos da cidade de São Paulo. É possível ver as imagens do projeto no Instagram: Festival Imagens Periféricas.
O tapume escolhido localiza-se na intersecção da Rua da Consolação com a Rua Sergipe.
Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja
Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar mais de 633 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, da qual a ACCIONA é sócia. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.