No dia 27 de julho, sábado, às 10h, o público está convidado a fazer um passeio a pé pelo Morumbi, em São Paulo, onde conhecerá dois projetos arquitetônicos que marcam o período modernista: a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, obra de Oswaldo Bratke, e a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi. O roteiro será acompanhado pelo arquiteto e escritor Francesco Perrota-Bosch, autor do livro “Lina uma Biografia” que, durante o percurso vai contar detalhes sobre a história e a arquitetura dessas residências.
O ponto de encontro do MOS CONVIDA: Arte e arquitetura a pé será na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, antiga residência do casal que foi projetada por Bratke. Além da importância arquitetônica, a casa abriga um acervo de objetos, quadros, tapeçarias e móveis representativos de um período da história brasileira entre séculos 17 e 20. A propriedade tem ainda uma área verde de 75 mil m2 planejada pelo paisagista Otávio Teixeira Mendes e que abriga cerca de 25 mil árvores, entre elas, pau-ferro, pau-brasil e jacarandás.
Em seguida, o grupo segue para a Casa de Vidro, primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi e considerado ícone da arquitetura moderna brasileira. Residência do casal Bardi por mais de 40 anos, o espaço foi erguido no antigo Jardim Morumby, loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba. Localizada em um dos pontos mais altos da região, a moradia chama a atenção por sua integração com a Mata Atlântica, vegetação local.
O programa é aberto ao público e gratuito. As vagas são limitadas. Para participar, basta se inscrever em: https://bit.ly/3S9CAcw.
SERVIÇO
MOS CONVIDA: Arte e arquitetura a pé – visita à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e à Casa de Vidro
Data e hora: Sábado (27/07) – 10h
Local: Av. Morumbi, 4077, Morumbi – São Paulo
Inscrições: https://bit.ly/3S9CAcw
Observação: Programa gratuito – Vagas limitadas