De acordo com recente estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), as atividades turísticas registraram aumento pelo quinto mês consecutivo, apontando o reaquecimento do setor. O Turismo Doméstico é um dos segmentos que mais impulsionam esse mercado.
Indicadores do segmento de aluguel de carros, por exemplo, já apontam falta de veículos para atender a demanda nas festas de fim de ano. Já a plataforma de turismo Kaya, realizou pesquisa com 1 mil usuários e mostra que 63% dos entrevistados optaram por viagem em família para destinos próximos.
As redes hoteleiras se adaptam com rapidez e eficiência para ter o turista de volta, mas uma questão é vital para o Turismo Doméstico: a segurança na hora de viajar de carro. No site do Programa Respeito a Vida do Governo do Estado de São Paulo, as estatísticas mostram que 60% das causas de acidentes nas estradas são por cansaço e sono dos motoristas e a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.
A pandemia trouxe o trabalho para dentro de casa e com isso mais exigências, causando excesso de cansaço intelectual e mais estresse, interferindo diretamente no sono. Outros fatores como refeições pesadas, doença ou uso de medicamentos também afetam o descanso.
Com o objetivo de alertar os condutores sobre todos os cuidados que envolvem uma viagem de carro com a família, o Shopping SerrAzul lista 10 dicas para que o passeio seja perfeito.
- A manutenção nos veículos antes de uma viagem é extremamente importante: qualidade dos pneus e calibragens corretas, palhetas do limpador de para-brisas novas, amortecedores, freios, faróis e lanternas, tudo deve ser testado e verificado antes de pegar a estrada.
- A monotonia, a posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), falta de ventilação dentro do veículo, problemas visuais, que forçam a vista e dirigir à noite são situações que auxiliam em muito o condutor a ter sono.
- A pressa em chegar ao destino costuma fazer com que o motorista ignore sinais evidentes de sono, como bocejos frequentes, a famosa “pescada”, concentração falha, olhos pesados que facilmente fecham ou perdem o foco.
- Outros indícios que pedem uma parada para descanso são o mau humor súbito, impaciência, câimbra, pernas e braços formigando ou quando está dirigindo como uma pessoa alcoolizada, que não consegue dirigir em linha reta ou muda subitamente de faixa.
- Evite dirigir na madrugada, especialmente entre as 2h e as 6h da manhã, a temperatura do corpo tende a cair, o que dá mais sono.
- Mantenha o carro ventilado, ar não renovado dá sono.
- Faça uma viagem tranquila, sem estabelecer horário rígidos de saída, chegada e das paradas, afinal é um passeio em família e não uma competição.
- Evite comer uma feijoada ou alimentos muito pesados antes de dirigir. Isso pode provocar sonolência por causa da digestão lenta.
- O recomendado é parar a cada duas horas. Uma parada para um xixi, um café, esticar as pernas e fazer o sangue circular, ajudam muito a manter a energia para mais duas horas ao volante.
- Caso o sono vença todos esses esforços, não hesite, pare imediatamente em um local seguro e tire uma soneca. Especialistas afirmam que de 20 a 30 minutos de descanso renovam o motorista.