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13 de julho de 2021
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13 de julho de 2021

Aviso de assédio

woman raised her hand for dissuade

Cerca de 5,3 milhões de passageiros usaram os ônibus municipais para se deslocar todos os dias pela cidade de São Paulo em 2020. No ano anterior, sem o coronavírus, esse número era ainda maior. Outros modais também servem diariamente os paulistanos que não puderam ficar em casa – mesmo durante a pandemia, como trens e metrô.

A maior exposição das mulheres nas ruas durante a pandemia pode ter piorado o quadro de assédio no transporte público. É o que aponta a pesquisa “Viver em São Paulo – Mulher”, feita desde 2016 pela Rede Nossa São Paulo e realizada a cada dois anos. De acordo com o levantamento, houve aumento de 18 pontos percentuais, em comparação a 2018, no número de mulheres que dizem ter sofrido assédio dentro do transporte coletivo em 2020 – em 2018, 25% das entrevistadas disseram ter sofrido assédio. Em 2020, o número subiu para 43%. A pesquisa também destaca que a maior incidência de assédio acontece nos horários de pico, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, quando os coletivos estão cheios.

Para fortalecer a luta contra o assédio e ajudar a mudar esse cenário, a Quicko, startup brasileira de mobilidade urbana, acaba de lançar, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, uma nova funcionalidade no aplicativo: o “ Aviso de Assédio”. Com a ferramenta, usuários do Quicko App – vítimas ou testemunhas – podem reportar casos de assédio no transporte, na rua ou até em estações ou pontos de ônibus. O novo aviso se junta a outros reportes que podem ser feitos na plataforma, como aviso de lotação, atrasos, desatualização, má conservação, entre outros.

A nova funcionalidade do app está disponível para Android, por enquanto, e será lançada para iOS em breve. Ela mostra o passo a passo de como fazer uma denúncia e entrar em contato com as autoridades. As opções vão desde localizar os pontos de apoio à mulher nas estações de trem e metrô de São Paulo ou ligar diretamente para o número 156, da Prefeitura de São Paulo, onde há uma equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania devidamente treinada para acolher denúncias de assédio. Contudo, caso a denunciante se sinta mais segura, pode reportar o ocorrido diretamente pela plataforma, sem a necessidade de utilizar o telefone.

O Quicko App ainda mantém o apoio à pessoa que fez a denúncia, enviado pop-ups diretamente no app, reforçando a necessidade de alertar as autoridades e passando mais canais para informações. Além disso, todos os dados registrados na plataforma da Quicko serão disponibilizados à Secretaria, para ajudar na definição de políticas públicas e campanhas de combate ao assédio em toda a cidade.

Para Carolina Badaró, COO da Quicko, a ferramenta é extremamente importante para prevenir abusos dentro do transporte público. “Trazemos mais uma ferramenta importante para a cidade. A Quicko quer criar uma mobilidade para pessoas, independentemente do transporte. E não há mobilidade sem liberdade de locomoção. As mulheres sentem medo na rua e são maioria no transporte e transitando pela cidade. O ‘Aviso de Assédio’ é mais uma forma de apoiarmos as mulheres”, explica.

“Nossa cidade possui uma ampla rede de apoio às mulheres vítimas de violência, que atende diariamente vítimas de assédio e de abusos diversos. Estamos sempre trabalhando para amplificar a mensagem de que as mulheres devem sim denunciar e sempre buscar ajuda. Vejo com muito bons olhos essa iniciativa que deve alcançar ainda mais mulheres que podem estar em situações de abuso”, diz a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

No link, passo a passo como utilizar o “Aviso de Assédio” do Quicko App. O Quicko App está disponível gratuitamente para Android.

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