Patrimônio histórico e cultural localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty encanta turistas do mundo inteiro com suas praias, inúmeras belezas naturais e multiplicidade cultural. Pouca gente sabe, mas a região também preserva uma das culturas mais diversas do Brasil, a cultura caiçara, mantida pelas comunidades locais que vivem da pesca e do mar.
Paraty se torna um atrativo destino para o momento de curtição, respeito à natureza — a região é cercada por áreas que preservam a Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados do país — e muito aprendizado.
Para esta temporada, o fotógrafo Marcelo Oséas, conhecido por seu trabalho envolvendo as culturas tradicionais brasileiras, como a indígena, caiçara e sertaneja, está com duas novidades recém-inauguradas na cidade.
A seguir, confira 6 atrações que não podem faltar no roteiro de quem viaja para Paraty:
Fazenda Bananal
Ocupando uma área de 187 hectares, a Fazenda Bananal é considerada um parque ecológico de imersão na Mata Atlântica. O espaço preserva 70% da floresta nativa e oferece diversas experiências envolvendo questões como sustentabilidade e cultura paratiense, além de restaurante e um casarão histórico ocupado por mostras.
Entre as atividades, está a exposição Cartas para o Futuro, desenvolvida em parceria com o fotógrafo Marcelo Oséas. A mostra apresenta 20 imagens do artista, que focam na cultura e nos espaços ocupados pelas comunidades caiçaras de Paraty. Estes coletivos que convivem em harmônia com o mar, o mangue e a fauna e a flora da Mata Atlântica.
No espaço da exposição, fitilhos de algodão cru, tingidos naturalmente, formam sinuosas curvas e divisórias que remetem aos caminhos internos das tantas comunidades que colocam a cidade como um dos grandes centros da cultura caiçara brasileira.
Marcelo Oséas Galeria
Além da exposição na Fazenda Bananal, uma versão pocket da Cartas para o Futuro acontece na galeria do artista, localizada no centro histórico da cidade. O espaço exibe outros trabalho de Marcelo Oséas, como as imagens que captam fragmentos dos ribeirinhos da Amazônia ou ainda dos artesãos do Alagoas
Para além das fotografias, chama a atenção o próprio espaço da galeria, que preserva muitos elementos da construção original e da cidade litorânea. Por exemplo, todo o mobiliário é feito com sobras de madeiras, coletadas nos estaleiros de Paraty.
Praia do Sono
Após conhecer parte da cultura da região, é imprescindível incluir no roteiro as belezas naturais, como a praia do Sonho. Esta é conhecida como uma das praias locais mais bonitas e preservadas, já que está dentro de uma reserva ecológica. No espaço, só é possível chegar por trilha ou barco, mas o esforço é compensado pelas águas cristalinas de um verdadeiro refúgio.
Comunidade Ponta da Romana
Outro refúgio de Paraty é a Comunidade da Ponta da Romana, no Saco do Mamanguá. Cercada pela vegetação nativa e banhada por um mar tranquilo, o local é pouco conhecido pelos turistas. Apesar disso, a praia é uma ótima opção para quem busca descansar, tomar um bom banho de mar e repor as energias da vida corrida das grandes cidades. Inclusive, esta e a praia do Sono poderão ser reconhecidas por quem visitar a mostra Cartas para o Futuro, do Marcelo Oséas.
SESC de Paraty
Voltando para o centro histórico de Paraty e as ruas de paralelepípedo, outra atração cultural é a Unidade Santa Rita do SESC Paraty. Até o final do mês, o espaço recebe a exposição A cerâmica é um Ofício Coletivo, composta por trabalhos e obras de 30 ceramistas da região. A partir de técnicas e estilos variados, o visitante aprende como a argila pode ser uma rica forma de expressão.
Matriz Cultural
Também localizado no centro histórico de Paraty, o espaço Matriz Cultural apresenta diferentes exposições de arte ao longo do ano, com uma curadoria que mescla estilos variados, através do espaço Galeria. No dia 23, inaugura a mostra O Universo de Maria e José, com obras de Elison Fernandes, envoltas na sabedoria popular de Paraty.
:: Serviço ::
Marcelo Oséas Galeria (@marceloseas)
Rua Dr. Pereira, 125 – Centro Histórico de Paraty (RJ)
https://www.marcelooseas.com.br/
Entrada gratuita
Fazenda Bananal (@fazendabananal)
Estrada da Pedra Branca – Paraty (RJ)
https://fazendabananal.com.br/
Valor de entrada na local, incluindo a exposição e outras atividades, é de R$ 60,00, com meia-entrada para grupos específicos. Os moradores da cidade têm entrada livre às quartas-feiras.
Sesc Paraty (@sescparaty)
Unidade Santa Rita – Rua Dona Geralda 15 – Centro Histórico de Paraty (RJ)
Entrada gratuita
Matriz Cultural (@matrizculturaparaty)
Rua Marechal Deodoro, 378 – Centro Histórico de Paraty (RJ)
https://www.matrizcultural.com/
Entrada gratuita