No mês de setembro o público da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e da Casa Mário de Andrade, que integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, poderá celebrar o bicentenário da independência com atividades que abrangem diferentes expressões artísticas. A programação é gratuita e acontece tanto em formato presencial quanto virtual. Algumas atividades precisam de inscrição.
Casa das Rosas
No dia 29 de setembro, às 19h, haverá o bate-papo Escrever Histórias: Paraízo-Paraguay, com o escritor Marcelo Labes. Esta atividade é o início de um ciclo de encontros que tem o intuito de receber escritores que se destacam pela produção de textos e pesquisas sobre a história do país, incluindo o episódio da independência. Marcelo contará um pouco sobre o processo de escrita e os desdobramentos de seu livro Paraízo-Paraguay (Caiaponte, 2019). Para participar se inscreva aqui.
Casa Mário de Andrade
O museu Casa Mário de Andrade preparou para o mês de setembro um ciclo de palestras sobre O Graffiti e a Arte Urbana em São Paulo, que acontecerá às terças-feiras de setembro, das 19h às 21h. A atividade, mediada pelo artista Prozak e convidados, pretende trazer para os participantes as transformações da paisagem da cidade de São Paulo, por meio de ações promovidas por artistas urbanos dedicados à expressão contemporânea do Graffiti. Para se inscrever clique aqui.
Ainda neste mês, na Casa Mário de Andrade, acontecerá a palestra Quando a Natureza é Patrimônio Cultural?”, com Felipe Bueno Crispim. A atividade será no dia 28 de setembro, das 19h às 21h, e tem o propósito de apresentar o debate em torno do reconhecimento da natureza como patrimônio cultural, dando destaque para as singularidades deste modo de proteção à natureza em São Paulo, por meio da atuação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). O órgão já reconheceu uma série de áreas naturais no território paulista como patrimônio cultural, entre elas a Serra do Mar e Paranapiacaba. Para participar, basta se inscrever no link.
Acompanhe a agenda completa da Casa das Rosas e da Casa Mário de Andrade.
A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerenciada em parceria com a Poiesis.
SERVIÇO:
Casa das Rosas
ESCREVER HISTÓRIAS: Paraízo-Paraguay, de Marcelo Labes
Quarta-feira, 28 de setembro, às 19h
Com Marcelo Labes
Esta atividade faz parte da programação da Agenda Bonifácio, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e será realizada virtualmente, pelo Zoom.
Inscrições aqui – prazo: 28/09
Vagas: 250
A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.
Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP
Programação gratuita
Casa Mário de Andrade
O GRAFFITI E A ARTE URBANA EM SÃO PAULO
Terças-feiras, 6, 13, 20, 27 de setembro, das 19 às 21h
Com Prozak e convidados
Formato virtual, transmitido via Zoom.
Inscrição aqui – prazo: 27/09
Vagas: 300
QUANDO A NATUREZA É PATRIMÔNIO CULTURAL?
Os dilemas da preservação das áreas naturais paulistas pelo CONDEPHAAT
Quarta-feira, 28 de setembro, das 19h às 21h
Com Felipe Bueno Crispim
Formato virtual, transmitido via Zoom.
O link será enviado aos inscritos por e-mail.
Inscrição aqui – prazo: 28/09
Vagas: 300
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita