Ela está chegando. A Black Friday 2021 está na cara do gol e há dados que apontam perspectiva de aumento nas vendas. Segundo uma matéria divulgada no Infomoney, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras no evento. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, que este ano cai no dia 26!
Desde 2020, quando o mundo passou pela pior crise sanitária de sua existência, a relação entre o consumidor e a internet mudou. Com a necessidade de quarentena, o brasileiro se viu obrigado a alterar seu modelo de consumo.
Se as compras virtuais vinham crescendo gradativamente, com a pandemia houve uma evolução exponencial, em um curto espaço de tempo. De acordo com a pesquisa State of Search Brasil, pesquisa realizada para entender o comportamento de pesquisa do usuário, 91% dos usuários realizam suas buscas por texto e usam o Google como primeiro passo para a realização de uma compra, seja ela física ou online.
O que isso quer dizer? Que o Google é essencial para os ganhos de tráfego e receita da sua loja virtual. Principalmente porque, ainda segundo a pesquisa, os consumidores buscam informação tanto no Google, quanto nos sites da empresa, sites de comparação, Reclame Aqui e Redes Sociais. Isso significa que o SEO (Search Engine Optimization) se torna ainda mais importante, porque ele aborda justamente a questão da experiência do usuário e ajuda a sua loja virtual a maximizar a presença da marca.
Mas, como fazer para conseguir ganhar com as estratégias de SEO? Primeiro de tudo, é preciso você entender que sua loja virtual precisa de um planejamento a longo prazo e o quanto antes começar, melhor.
O Consumidor será o protagonista da Black Friday
O consumidor está cada vez mais exigente, então o foco deve ser nele. Principalmente na experiência que ele vai ter na loja virtual. Por isso, é essencial que o seu E-commerce esteja com as otimizações adequadas tanto para o conteúdo (on page), quanto para as questões técnicas (page experience e core web vitals).
Um outro ponto importante é a entrega. O consumidor cansou de comprar na Black Friday e depois ter problemas na entrega. E, sim, ela precisa ser expressa. O comprador quer receber rápido o seu produto, por isso ele escolhe mais as entregas pelo SEDEX. Então, pense em ter esta questão, também, bem organizada.
Já o atendimento continua como ponto principal. Ele precisa ser de primeira linha. E mesmo que exista um problema, o que é comum, ele precisa ser resolvido de maneira rápida e transparente.
E um ponto tão essencial quanto os demais é a identificação com a empresa. A afinidade é uma questão importante para os compradores.
E o que fazer com o SEO?
Para poder ter uma loja virtual que esteja apta a receber todas as compras que a Black Friday vai proporcionar, o site precisa estar adequado. E entenda por adequado os seguintes pontos:
Para ajudar as lojas virtuais, pequenas médias e grandes, a entender o que fazer para se preparar para a Black Friday, Felipe Bazon, C.S.O da Hedgehog Digital, com mais de 15 anos de experiência em SEO tanto no Brasil quanto Reino Unido, Espanha e América Latina, ministrou um webinar gratuito para dar dicas de como usar o SEO para vender ainda mais na Black Friday!
Segundo Bazon, o mais importante é entender, acima de tudo, qual a intenção do usuário. “A jornada de compra não é mais linear. Não sabemos exatamente o momento que o comprador vai entrar no site, navegar em um comparador de preços ou marketplace… mas, sabemos que independentemente do fim, ele começa pelo Google e é neste momento que o site precisa estar a postos para ofertar as melhores opções”, pontua.
Bazon comenta ainda sobre as estratégias com palavras-chave long tail, que vão ser a cereja do bolo para ganhar espaço e atrair consumidores. Por exemplo: “qual o melhor celular para comprar na Black Friday”. Ao cuidar desta palavra e entender que o usuário está querendo saber qual o melhor aparelho, se houver um conteúdo no blog da sua loja virtual sobre o tema, a venda pode ser certeira!
Crie, também, landing pages específicas para o evento. Ou seja, sua loja virtual precisa ter uma página com o termo: “black friday xxx (ano correspondente)”. Essa é uma estratégia que integra muito bem o seu site e é um gap, uma vez que os grandes players ainda não estão focando nisso. A cada ano, você pode reotimizar a página com a data em questão. Com essas informações, você, certamente, vai ganhar uns pontos tanto no Google quanto com o seu possível cliente. Esses pontos serão convertidos em receita. Pense nisso. Com essas dicas, não importa se a sua loja virtual é de semijoias, maquiagem infantil, aliança de ouro… entre outros produtos, ou se ela é pequena ou grande… o que importa é que você vai conseguir alcançar seus objetivos com as vendas!