• Entre em contato:
  • 55 11 98730-4231
  • 55 11 98199-1977
  • comercial@objetivacomunicamidia.com.br
  • Home
  • Animais & Veterinários
  • Carreira & Educação
  • Culinária & Gastronomia
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia & Negócios
  • Hotel & Turismo
  • Imóveis & Decoração
  • Ofertas, Cupons & Presentes
  • Olá! Informa
  • Produtos & Serviços
  • Saúde & Beleza
  • Tecnologia & Games
  • Contato

Buscas pela IA

  • Home
  • Tecnologia & Games
  • Buscas pela IA
Leitura em dia
26 de dezembro de 2024
TJama
26 de dezembro de 2024

Buscas pela IA

Em 2024, o Brasil experimentou um ano de crescente curiosidade relacionada às possibilidades da Inteligência Artificial Generativa (IAGen), e as principais buscas na internet atestaram isso, de acordo com dados do Google Trends, divulgados recentemente. Conforme a gigante multinacional de serviços online, pela ordem de interesse, a demanda maior se concentrou em temas como “IA que resume PDF”, “IA que resume vídeos” e “IA que faz música”. Por comparação, no último relatório divulgado pelo Trends, no meio do ano, os tópico-chave foram “O que é inteligência artificial?”, “Como fazer inteligência artificial?”, “Como usar a inteligência artificial?”.

Para o especialista na área, Paulo Henrique de Souza Bermejo, que tem pós-doutorado em Inovação na Bentley University, em Massachusetts/EUA, e Certificação Executiva em Estratégia e Inovação, através do MiT, a partir disso pode-se inferir uma maior familiaridade dos brasileiros atrelada ao uso da IAGen. O que se depreende do contexto, segundo ele, é que inicialmente as pessoas queriam dispor de mais informações genéricas acerca do assunto em si, a Inteligência Artificial e o modo de utilizá-la.

Agora, a ferramenta parece ter ampliado a sua presença no cotidiano, tendo suas funcionalidades mais conhecidas. “Em geral, as buscas refletem o desejo progressivo da população por tecnologias que proporcionem resultados rápidos e eficazes. O que se percebe é que os brasileiros estão cada vez mais atentos sobre como a IA pode ser utilizada para melhorar, de fato, seu dia a dia”, destacou.

Segundo Bermejo, a popularidade de funcionalidades como a IA que resume PDF e vídeos sugere, ainda, que as pessoas estão encontrando maneiras de aumentar sua produtividade e conhecimento, voltadas para atividades acadêmicas e profissionais, visando otimizar o aprendizado e o acesso a informações. “A rapidez e a precisão com que essas ferramentas conseguem sintetizar dados são grandes atrativos, principalmente na atualidade, em que o tempo é escasso”, detalhou.

As outras buscas mais acessadas no motor de pesquisa do Google foram “IA que cria imagens de graça”, “IA que cria vídeos a partir de texto” e “IA que cria logo”. “Em especial aqui, nota-se a maior proximidade e confiança em relação à ferramenta, posto que fica nítida a utilidade da tecnologia aliada à criatividade. A ideia de gerar conteúdo, seja musical ou visual, de forma autônoma e sem custos elevados, torna essas funcionalidades particularmente atraentes para artistas independentes, criadores de conteúdo e educadores. A IA que faz logo, por exemplo, proporciona a pequenas empresas ou iniciantes no mundo dos negócios uma maneira acessível de criar identidades visuais para suas marcas”, explicou.

O Google também divulgou recentemente a lista de cursos mais procurados em 2024 e o de IA liderou a lista. Relacionado ao tema, dados divulgados pela Coursera, uma plataforma de aprendizado online, mostram que matrículas em cursos na área de inteligência artificial cresceram 866% ao ano, configurando-a como a habilidade de maior crescimento entre empregados, candidatos a emprego e estudantes. O relatório anual de Habilidades Profissionais da Coursera mostra que a IA Generativa é de grande interesse das pessoas e que mais da metade das matrículas vem de mercados emergentes como Índia, Colômbia e México. O Brasil fica atrás dessas economias, de acordo com o estudo. “O interesse por chatbots e ferramentas de automação só vai aumentar nos próximos anos. Vamos continuar observando essa evolução e seu impacto social, econômico e educacional”, finalizou o pesquisador.

Confira, a seguir, o ranking do Google Trends:

  • IA que resume pdf;
  • IA que resume vídeos;
  • IA que faz música;
  • IA que cria imagens de graça;
  • IA que cria vídeos a partir de texto;
  • IA que cria logo;
  • IA que melhora imagens;
  • IA que cria slides;
  • IA que humaniza textos;
  • IA que faz mapa mental.
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Siga o Guia Olá!SP






RECEBA NOSSAS
NOVIDADES


    Entre em Contato

    Empresa registrada com CNPJ e Inscrição Municipal.

    Atendimento

    segunda a sexta-feira: 10h às 20h
    sábado: 10h às 14h

    Localização

    São Paulo/SP

    Contatos

    55 11 98730-4231

    55 11 98199-1977

    comercial@objetivacomunicamidia.com.br

    © 2019 Guia Olá!SP. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publique-se Digital