mo tudo que é bom pode melhorar, ao longo dos anos, o churrasco foi ganhando novas técnicas de preparo, e outros ingredientes foram sendo incorporados na receita da carne. Um deles se tornou presença obrigatória na mesa quando se fala em churrasco: o molho, que é capaz de realçar o sabor, dar um toque especial na receita e torná-la ainda mais saborosa. Entre as opções disponíveis no mercado, um dos temperos mais antigos que se tem conhecimento no mundo combina muito bem com o preparo de carnes, o shoyu.
O Shoyu Kikkoman é produzido no método tradicional “honjozo” de fermentação natural, há mais de 300 anos, feito com quatro principais ingredientes: soja, trigo, água e sal.
Durante o processo de fermentação do método “Honjozo”, mais de 300 tipos de notas aromáticas são gerados no Shoyu Kikkoman, incluindo as notas de flores, frutas, café e uísque. A cor original assemelha-se a de um rubi translúcido. Além disso, o shoyu Kikkoman traz o equilíbrio dos cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e o umami. Eles estão presentes no Shoyu Kikkoman de forma balanceada em uma combinação para realçar os ingredientes. Ele pode ser utilizado em diferentes tipos de pratos, inclusive o churrasco.
“O shoyu pode ser utilizado de diferentes maneiras no preparo de carnes, como por exemplo, na hora de deixar a carne marinando antes de ser cozida, já que quando o molho é utilizado como base na marinada, a carne fica mais suculenta e macia. Também pode ser utilizado na hora que a proteína estiver grelhando, pois isso deixa a carne caramelizada e cria uma camada muito saborosa na superfície devido ao efeito maillard”, explica Roberto Shibakura, embaixador da marca Kikkoman do Brasil.
Para quem quer apreciar um bom churrasco com um molho feito com shoyu ou então saborear uma fraldinha laqueada com o molho, a Kikkoman preparou duas receitas fáceis e muito saborosas, confira:
Molho chimichurri com Shoyu Kikkoman
Rendimento:
6 porções
Tempo de preparo:
30 minutos
Ingredientes:
2 un. de cebola roxa cortada em cubos
1 dente de alho picadinho
1 tomate cortado em cubos bem pequenos
½ xícara de salsa picada
¼ xícara de coentro picado
½ colher (chá) de orégano desidratado
½ colher (chá) de cebola desidratada
½ colher (chá) de alho desidratado
½ colher (chá) de folha de louro triturada
¼ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
¼ colher (chá) de pimenta do reino moída
Sumo de 1 limão
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho
3 colheres (sopa) de Shoyu Kikkoman
½ xícara de azeite
Modo de preparo
Em uma panela pequena refogue a cebola com um fio de azeite até murchar, adicione o alho e frite por 1 minuto, apenas para perfumar. Acrescente o tomate picadinho e cozinhe por 3 minutos. Deixe esfriar.
Em uma tigela adicione o refogado já frio, junte o Shoyu Kikkoman e os demais ingredientes. Misture bem. Sirva como acompanhamento para carnes e grelhados.
Fraldinha laqueada com Shoyu Kikkoman
Ingredientes
500g de fraldinha limpa
120ml shoyu Kikkoman
50g rapadura ralada
2 limões tahiti
100g pimenta biquinho em conserva
¼ maço ciboulette ou cebolinha
Modo de preparo
Comece marinando a carne em 40ml de shoyu Kikkoman, deixe descansando por aproximadamente 10 minutos.
Para o molho, em uma panela pequena ou frigideira junte a rapadura, adicione o suco de ½ limão leve ao fogo baixo até que derreta e forme um caramelo.
Adicione o restante do shoyu e mexa até que tudo se incorpore, desligue o fogo e adicione o suco de um limão e as pimentas biquinho.
Leve a peça de fraldinha marinada a grelha já aquecida.
Pincele o molho de shoyu e rapadura na parte superior da peça, espere alguns minutos e vire a peça na grelha e pincele novamente o molho.
Repita essa operação até atingir o ponto de caramelização ideal para o seu paladar.
Decore com ciboulette ou cebolinha, sirva imediatamente.