Com entrada gratuita, de 3 a 5 de outubro, a Cisne Negro Cia de Dança apresentará uma programação especial no Teatro Arthur Azevedo , localizado na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo. Nomeado como “Tradições Culturais”, o espetáculo visa resgatar e homenagear raízes culturais populares, reunindo recentes coreografias do repertório criadas por duas renomadas coreógrafas brasileiras.
Com foco no público infanto-juvenil e no desejo de exaltar as heranças culturais, o espetáculo apresenta duas das mais recentes coreografias da Cisne Negro. “Mañana de Reyes”, que teve sua estreia oficial no Teatro Solís, no Uruguai, no início de junho, é uma criação da coreógrafa e diretora artística da Cisne Negro Cia de Dança, Dany Bittencourt, com duração de 16 minutos. A coreografia foi criada a partir da música homônima, a convite do diretor da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, Martin Garcia. A inspiração para a obra é a representação religiosa que o Dia dos Reis significa, sendo celebrado no dia 6 de janeiro, marcando a data da entrega dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. A coreografia, de forma lúdica, também retrata a preparação para as festas de Dia de Reis, onde crianças preparam, na véspera da data, capim e água para servir aos camelos dos Reis, além de deixar um par de sapatos engraxados ao lado para também, assim como o menino Jesus, receberem seus presentes. “O Dia de Reis em si é muito especial para minha família. Marca a data do meu casamento e, posteriormente, o nascimento da minha filha. É uma data muito celebrada e foi uma grande alegria desenvolver uma obra a partir de um tema tão repleto de bênçãos”, comenta Dany Bittencourt.
Também integra o programa “Crôa”, de Simone Ferro, que além do reconhecimento como coreógrafa e passagem como solista de diversas companhias no Brasil e Suíça, atua como educadora e pesquisadora em universidades norte-americanas na área da dança. “Crôa” foi um projeto fomentado pelo Programa FUNARTE RETOMADA 2023 – Dança, fruto de mais de 15 anos de pesquisas e visitas de Simone Ferro aos festejos, com o objetivo de registrar para a posteridade a importância cultural e religiosa das Caixeiras do Divino de São Luiz do Maranhão. Por isso, a obra leva aos palcos não apenas a riqueza musical dos festejos entoados pelas Caixeiras, registrados na trilha sonora composta pelo músico e compositor, Fábio Cardia, como também diferentes estágios da Festa do Divino, retratados pelo elenco de bailarinos da Cisne Negro Cia de Dança.
REALIZAÇÃO: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução
SERVIÇO
TEATRO ARTHUR AZEVEDO (MOOCA) – 349 lugares
Dia 03/10 – Quinta-feira: Espetáculo às 14h30 para alunos de escolas públicas
Dia 04/10 – Sexta-feira: Espetáculo às 21h00
Dia 05/10 – Sábado: Espetáculos às 17h00 e 21h00
PROGRAMA:
– Tradições Culturais: Mañana de Reys e Crôa
PREÇOS DOS INGRESSOS: GRATUITOS
Sobre a Cisne Negro Cia de Dança
Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.
A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de ‘O Quebra Nozes’, realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.
A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural através da dança.