

Nos últimos anos, o consumo de bebidas não alcoólicas tem crescido de forma expressiva, especialmente entre a geração Z, que busca alternativas mais equilibradas sem abrir mão de experiências marcantes. Acompanhando essa tendência, o universo da coquetelaria tem apresentado versões criativas e sofisticadas de clássicos do bar, que agora podem ser igualmente apreciadas sem álcool, conforme destaca o bartender e mixologista Gabriel Bressane.
“É totalmente possível criar bebidas incríveis, cheias de sabor e com apresentações à altura dos grandes clássicos. O segredo está na escolha dos ingredientes e na forma de combiná-los”, afirma Bressane.
Para mostrar como essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço, a Ruvolo, uma das maiores especialistas em utensílios de vidro e cristal do país, se uniu a Bressane para desenvolver novas versões de receitas icônicas. O resultado são dois mocktails que unem brasilidade, frescor e sofisticação: o Maralto, inspirado no mate das praias cariocas, e o Acerola Spritz, que revisita o clássico Aperol Spritz em uma versão vibrante e tropical.
“O Maralto é um mocktail que ganha um tom mais urbano com a adição do limão siciliano, do mel de laranjeira e do ginger ale. Refrescante, leve e sofisticado, traz a simplicidade do mate em uma leitura contemporânea. Já o Acerola Spritz mantém a coloração laranja vibrante e refrescante do icônico coquetel italiano. No lugar do aperitivo alcoólico, entra a acerola, fruta tipicamente brasileira, que traz acidez natural e frescor tropical, resultando em um mocktail leve, sofisticado e perfeito para os dias quentes”, explica o bartender.
Confira, a seguir, as receitas:

Maralto
Ingredientes
– 60 ml de chá mate*
– 20 ml de xarope de mel 2:1*
– 10 ml de suco de limão siciliano
– Completar com ginger ale
– Gengibre cristalizado
Método: montado
Copo: Senior Long Drink – Ruvolo ®
Guarnição: gengibre cristalizado
Preparo do Chá Mate*
Ingredientes
– 240 ml de água filtrada (1 xícara)
– 7,5 g de chá mate
Modo de preparo
Preparo do Xarope de Mel 2:1*
Ingredientes
– 100 ml de mel de flor de laranjeira
– 50 ml de água quente
Modo de preparo
Preparo do mocktail

Acerola Spritz
Ingredientes
– 60 ml de shrub de acerola*
– 30 ml de água com gás
– Completar com água tônica
Servido em: Taça de Gin Cristal – Ruvolo ®
Decoração: meia-lua de laranja bahia e ramo de hortelã
Preparo do Shrub de Acerola*
Ingredientes
– 500 g de polpa de acerola congelada
– Açúcar refinado (mesma quantidade em peso do néctar obtido da polpa)
– 10% do volume em vinagre de Jerez ou de maçã
Modo de preparo
Preparo do Mocktail