Dificilmente encontramos pessoas que não usam e abusam dos famosos filtros do Instagram, eles chegaram com tudo e se tornaram os queridinhos dos usuários da plataforma, com inúmeras funções como: preenchimento labial, clareamento dental, botox, definição de malar e efeito de bichectomia, os mais clássicos também têm o seu espaço, cada um com um propósito e uma estratégia.
Com a chegada da pandemia, Brenno perdeu seu emprego e foi nesse momento que comprou alguns cursos e começou a estudar sobre os filtros, na terceira noite de estudo, criou o primeiro com o nome Pele Perfeita, que alcançou mais de 36 milhões de impressões em menos de 24 horas.
“Os filtros transformaram a minha vida, desde a parte financeira até a parte de reconhecimento. Estou na internet já faz uns bons anos, mas nada me deu tanto reconhecimento quanto os filtros. É muito legal ver celebridades como Sabrina Sato, Larissa Manoela e Juliette usando filtros de minha autoria, nada me faz mais feliz do que ver meu trabalho ir tão longe” Afirma Brenno.
Das celebridades que o influenciador já criou filtros estão: Gabily, Lucas Lucco, Virgínia, Munick Nunes, Hariany Almeida, Guilherme Napolitano, Isabella Cecchi, Luis Mariz, Abner Pinheiros, Netto, Daniel Lenhardt, Júlia Nunes, Paula Von Sperling, Carol Peixinho (que inclusive já tem mais de 2 bilhões de impressões), entre outros.
Há quem critique essa nova onda da internet, e diga que os filtros estão criando algo ilusório e aumentando a insatisfação das pessoas com a aparência.
De acordo com o Censo de 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% no país. O preenchimento labial é a intervenção mais buscada segundo o ranking do órgão, seguido por aplicação de botox e peeling, laser e suspensão com fios. Em 2017, um estudo da Academia Americana de Cirurgiões Plásticos revelou que a motivação de 55% das pessoas que fizeram rinoplastias em 2017 foi o desejo de sair melhor em selfies.