Uma festa em Paraty vai promover as tradições ancestrais e contar a própria história – a música, a Folia de Reis apresentação, para as crianças, da Cartografia Social realizada pela comunidade, com lançamento de produtos da Casa da Farinha, um roteiro de turismo comunitário, almoço caiçara e um grande baile, claro! Assim acontece o segundo encontro “Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno”, nos dias 27 e 28 de agosto, sábado a partir das 9 horas e, domingo, a partir das 10 horas, com extensa programação e aberto para moradores e visitantes de Rio Pequeno, em Paraty.
Dois dias de festa e de celebração, com programação que conta com apresentação dos grupos musicais Ciranda de Tarituba e Ciranda Velha Guarda. Na Casa de Farinha, um momento de grande beleza, com a Oficina de Feitio de Farinha de Mandioca. Por lá também tem Almoço e Baile Caiçara. E se é para passar adiante as tradições, uma nova etapa da troca de saberes conta ainda conta com Oficina de Artesanato de Balaio de Cipó e Jacá de Taquara, Oficina de Biju Paspalhão e Pixé de milho. A Salvaguarda da Folia de Reis acontece a partir da Capela de Na.Sra. Aparecida e São Jorge do Rio Pequeno, onde as histórias sobre as antigas folias serão contadas e o planejamento para a realização da folia de reis da comunidade, prevista para a semana do Natal. Nesta edição, o evento ganha Roteiro de Turismo de Base Comunitária, com percurso nas casas da comunidade, ruínas antigas dos engenhos e roças de mandioca.
“Esse trabalho é muito importante para nossa comunidade e eu entendo que o objetivo maior é resgatar, preservar e reconhecer nossas origens como um patrimônio cultural que não pode se perder no tempo”, reflete Paulo César de Carvalho – Liderança Caiçara.
Evento que em julho teve sua primeira edição de 2022, o “Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno” chega mais uma vez para preservar a memória da Costa Verde e da sua gente, tradições que precisam estar presentes nas próximas gerações. O melhor da memória e da história dessas pessoas a partir de encontros de gerações, realizados pela Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional Caiçara do Rio Pequeno, em parceria com a Associação de Defesa do Povo Tradicional Caiçara do Rio Pequeno e Naturais de Paraty e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Povos e Comunidades Tradicionais Presentes RJ.
“Esse projeto é importante, principalmente, para nossos jovens, para eles saberem que o reconhecimento como caiçara e caipira para nós é importante, porque valoriza tudo aquilo que veio do passado, dos nossos avós e de antes deles. Que nossas famílias possuem história nesse lugar por gerações e gerações. Para nós era fazer uma armadilha de pesca, um peixe com banana, uma roça de mandioca, fornear farinha, fazer um biju paspalhão, mariscar. É parte do dia a dia. Agora com as tecnologias, os jovens precisam aprender o que seus ancestrais sabiam, e também seus valores, porque só assim vão cuidar do que vamos deixar para eles. É possível alinhar o conhecimento passado com o conhecimento presente”, reforça Núbia Oliveira – Liderança Caiçara
Sobre a comunidade do Rio Pequeno:
Uma das principais comunidades que mantém o modo de vida tradicional caiçara, com intensa produção de farinha de mandioca, pesca e culinária como formas de geração de renda. Fortalecidos desde 2021, com a presença do INEPAC e da Comissão de Educação da ALERJ, foi lançado o “Levantamento de Referências Culturais Caiçaras e Caipiras da Comunidade do Rio Pequeno” com a participação de lideranças da Coordenação Nacional de Comunidades Caiçaras e do Fórum de Comunidades Tradicionais Caiçaras, Quilombolas e Guaranis.
A Partir da união das famílias locais, que resgataram documentos para a realização do Levantamento de Referências Culturais Caiçaras e Caipiras da Comunidade do Rio Pequeno, pessoas determinadas a transmitir e espalhar práticas através da oralidade e promovendo seus espaços culturais, onde ressaltam a importância de valorizar os usos sustentáveis dos recursos naturais da região.
Sobre a Ciranda de Tarituba:
O grupo Ciranda de Tarituba irá realizar a “Oficina de Versos do Arara” e a “Oficina de Dança do Arara”, o grupo é formado por moradores da comunidade de Tarituba, em Paraty, comunidade vizinha ao Rio Pequeno e relacionada através de redes familiares e de vizinhança. Sob a liderança de Mestre Pardinho, o grupo tem origem nos bailes populares caiçaras que reúnem as comunidades para celebrar as datas das festas comunitárias, as pescarias e datas religiosas. O grupo é guardião de um rico patrimônio imaterial, como as manifestações culturais conhecidas como Cana Verde, o Arara, o Caranguejo, o Chapéu, a Flor do Mar e a Tontinha. Tudo acompanhado de versos e músicas executadas em violão, viola, cavaquinho, pandeiro.
Serviço:
Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno
Datas: 27 e 28 de agosto de 2022 | sábado e domingo
Locais: Capela de Na Sra. Aparecida e São Jorge do Rio Pequeno; Casa de Farinha Comunitária do Rio Pequeno
Endereço: Estrada Rio Pequeno s/n, Bairro Rio Pequeno, Paraty
Entrada franca, sujeito a capacidade do local
Faixa etária: Livre
Dia 27 de Agosto | sábado
Horário: Das 9h às 15h
Local: Estrada Rio Pequeno s/n, Capela de N.Sra. Aparecida e São Jorge do Rio Pequeno e Casa de Farinha Comunitária do Rio Pequeno
Programação:
9h: Folia de Reis – Celebração na Capela de Na.Sra. Aparecida e São Jorge do Rio Pequeno
10h: Roteiro de Turismo de Base Comunitária com percurso nas casas da comunidade, ruínas antigas dos engenhos, e roças de mandioca
A partir das 13h30 na Casa da Farinha
13h30: Almoço Caipira
14h: Oficina de Salvaguarda da Folia de Reis e planejamento para dezembro
14h30: Baile Caiçara com a “Ciranda de Tarituba”
15h: Oficina de Cartografia Social com crianças
Dia 28 de Agosto | domingo
Horário: Das 10h às 16h
Local: Casa de Farinha Comunitária do Rio Pequeno, Paraty/RJ.
Programação:
10h: Abertura do Evento – Lançamento do produto “Farinha Caiçara do Rio Pequeno” e “Farofinha Caiçara”
10h15: Oficina de Feitio de Farinha de Mandioca
10h: Oficina de Artesanato de Balaio de Cipó e Jacá de Taquara
11h: Oficina de Biju Paspalhão e Pixé de milho
13h30: Almoço Caiçara
14h: Roda de Diálogo sobre o projeto Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno
14h30: Baile Caiçara com a Ciranda Velha Guarda
IMPORTANTE: Protocolo de COVID-19 adotado nos eventos será a exigência de uso de máscara de todos os participantes, álcool gel, comprovante de vacinação e as cozinheiras usarão tocas, luvas e máscaras no preparo dos alimentos.