A pesquisa Hábitos Culturais II, realizada pelo Datafolha e Itaú Cultural, mostra que os brasileiros consumiram mais cultura durante a pandemia da Covid-19. O número de pessoas no Brasil que consumiam teatro, dança e música, de forma on-line, por exemplo, dobrou nos últimos meses, passando de 20% para 40%. A tendência de alta deve se manter com o fim da pandemia da Covid-19.
O presidente da APPA – Arte e Cultura, Xavier Vieira, acredita que o poder de difusão cultural, em nível global, tanto dos produtos artísticos, como espetáculos, shows, filmes, séries e games, quanto das formações e capacitações em artes e tecnologia de espetáculo, são uma presença definitiva. “É importante ressaltar que o acesso global beneficia o público, que antes não tinha contato ou apenas consumia produtos ofertados em suas imediações, ampliando as possibilidades aos também produtores, que, agora, podem se beneficiar de novos mercados e alternativas de monetização”.
Segundo Xavier, a criação de novos mercados e a expansão do mercado local para o global é positiva, mas ainda é necessário que essas produções sejam sustentáveis e criar uma nova matriz de financiamentos dessas produções. “A monetização virtual ainda está em processo de evolução, existem plataformas e cases como exemplos, mas isso ainda não atinge boa parte dos produtores e realizadores da cultura”, enfatiza.
A tecnologia também está sendo importante para o mercado cultural na pandemia. Xavier explica que com o seu avanço, a produção artística ganha outra dimensão. “A utilização de novas tecnologias, combinada à ampliação de seu acesso, tende a fazer com que cada pessoa consuma os produtos artísticos de diversas formas e ampliando a oferta de produtos culturais por meios digitais”, finaliza.
Sobre a APPA: organização de fins não econômicos que, há mais de 28 anos, transforma sonhos em iniciativas culturais e de promoção do patrimônio, ao gerir mais de R$150 milhões, captados junto ao setor público e privado, destinados a mais de 250 iniciativas, que têm beneficiado inúmeras pessoas. Para mais informações, acesse www.appa.art.br ou @appaarteecultura (Facebook, Instagram e LinkedIn).