A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em uma parceria inédita para o lançamento de um eixo educacional de gastronomia voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica de todo o Brasil. A primeira etapa dessa jornada contempla um módulo com quatro cursos gratuitos. As inscrições podem ser feitas pelo site coliga.digital a partir de 15 de abril. A Co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor.
Os cursos acontecem em ambiente 100% digital e os conhecimentos estão distribuídos entre os seguintes temas: “Panorama e tendências na gastronomia: identificação de oportunidades de atuação”; “Segurança alimentar e boas práticas na gastronomia: higiene, manipulação de alimentos e segurança no ambiente de trabalho”; “Técnicas de preparação e montagem de refeições”; e “Mercado de trabalho e áreas de atuação na gastronomia”. Ao término dos ciclos, os participantes recebem um certificado que atesta a qualificação profissional.
“Acreditamos que, ao investir nas próximas gerações, estamos construindo bases sólidas para um futuro mais inclusivo e próspero. Por isso, seguimos desenvolvendo, de forma contínua, projetos que contribuem para a qualificação profissional da juventude em um cenário de constante evolução. Nos unimos à Co.liga, que é referência na educação digital gratuita, em uma parceria que visa abrir caminhos para que jovens encontrem na gastronomia uma possibilidade real de ingresso no mercado de trabalho”, comenta Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.
“O Brasil é um país de grande diversidade cultural e de muitos talentos. Cada vez mais estamos investindo nas juventudes, contribuindo para que todo o seu potencial como agentes econômicos, sociais e culturais floresça. Estar ao lado da Nestlé e também encontrar na gastronomia uma possibilidade de transformação e inclusão social vai contribuir para que a Co.liga digital consiga chegar ainda a mais jovens”, destaca João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho.
O diretor da OEI Brasil, Leonardo Barchini, reforça a importância da parceria. “É um momento muito significativo para a Co.liga a parceria com a Nestlé, fortalecendo esse canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E. Essa ação faz parte do processo de expansão da escola, que em pouco mais de dois anos está presente em todo o Brasil, e de internacionalização, com a presença em seis países da região Ibero-americana, além dos EUA”, afirma.