Abrindo a temporada 2024 da Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club in São Paulo, será exibido, no dia 10 de abril, o premiado filme Dead Pigs. A sessão especial começa às 19h, no espaço de eventos do Ibrawork, em São Paulo, com apoio do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina).
Após a exibição, a curadora Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP, baterá um papo com a plateia, destacando elementos culturais do filme, seu significado e também responderá perguntas. Para os interessados, a entrada é gratuita, bastando reservar os ingressos pelo Sympla.
Sobre o filme
O longa foi escrito e dirigido por Cathy Yan em 2018. A história é inspirada num incidente real no rio Huangpu, em 2013, quando 16 mil porcos apareceram boiando no principal rio de Xangai.
Dead Pigs venceu o prêmio especial do júri de Melhor Elenco do Festival Sundance, em Utah, Estados Unidos, em 2018. No mesmo ano ganhou os prêmios de melhor direção e melhor filme de diretor estreante no Seattle International Film Festival. Venceu como melhor filme de diretor estreante no Philadelphia Film Festival, melhor roteiro no Dallas International Filme Festival, e melhor filme no Toronto Asian Film Festival, além do prêmio dos críticos no CAAMFest, de San Francisco.
A trama mostra a vida de cinco personagens: Candy (Vivian Wu), uma empresária que se recusa a vender o terreno onde mora para uma grande construtora; Sean (David Rysdahl), o arquiteto estrangeiro responsável pelo projeto imobiliário de um shopping-residência; Wang (Yang Hayou), irmão de Candy e criador de porcos, mergulhado em dívidas até o pescoço; Zhen (Mason Lee), filho de Wang, que tenta ajudar o pai com o salário que ganha como garçom em um restaurante chique; e Xia Xia (Li Meng), jovem rica e deprimida que se envolve com Zhen.
Sobre o Ibrachina
Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.