O último ano foi, para muitos, um misto de sentimentos e sensações. A reflexão sobre a vida e as coisas que nos fazem bem nos fez voltar o olhar para dentro de uma forma mais sensível do que nunca. A busca por aconchego, segurança, otimismo e tantas outras emoções vieram à tona e se tornaram a principal inspiração para a Coleção 2023 da Decoralle, traduzido em um termo exclusivo da língua portuguesa, a Saudade, com Direção Criativa de Victor Leite.
Pertencente a uma história de 21 anos, a Decoralle produz tapetes com um processo minucioso e refinado em que orgulhosamente precisa das mãos de seus artesãos diretamente envolvidas em cada uma das etapas. Isso permite a completa personalização de todos os produtos que desenvolve e garante uma exclusividade atemporal. Produzidos pela fábrica brasileira que possui o maior número de cores de fios do mercado, com diversas possibilidades de técnicas, formatos, cores e estilos, os tapetes são traduzidos em muito mais do que arte têxtil. Para a Decoralle, elas são a materialização dos desejos, sonhos e vontades de seus clientes através de uma experiência visual desenvolvida especialmente para cada um deles.
Segundo Victor Leite, “a palavra “Saudade” é única e capaz de acalentar e saudar um agrupamento emocional que parece inexplicável”. Sua origem inteiramente brasileira também foi relevante na inspiração, passeando por conjuntos de narrativas poéticas e expressivas sob as vertentes artísticas de brasilidade, que foram divididas em quatro principais temáticas na Coleção Saudade, e exploram elementos naturais, memórias e conexões entre pessoas e espaços.
Em sincronia com as temáticas apresentadas, trazemos o design assinado de Giacomo Tomazzi, Adriana e Carlota, Rapha Preto, Renato Mendonça, Tiago Curioni, Luly Vianna, Clarisse Romeiro, Flavia Daud e Marcus Camargo. Entre as inspirações propostas, Memórias traz consigo nostalgia e o poder ancestral em se conectar com nossas raízes, pessoas e espaços. Para o processo criativo, aborda os poderes da terra, aromas e a energia contemplativa.
A temática Fluxos e Cursos representa os percursos da natureza ao desdobrar do dia e da noite que se expressam por uma cartela específica de cores, nuances e luminosidade. Possui a inspiração prática em fenômenos da natureza como o pôr e nascer do sol, raios, arco-íris, topografia, dunas e vida marítima. Propondo experiências lúdicas, com leveza e fluidez, a temática Poesias Futuristas reflete conforto e maciez visual de forma abstrata, sempre se relacionando com outros universos como o da poesia e da literatura. Por último e não menos importante, a temática Simbioses traz um contexto de conexões espaciais, de locais e entradas que convidam a pertencer e de histórias que nos afagam.
Decoralle convidou importantes nomes do design autoral brasileiro para saudar o mundo por meio das transformações que uma peça em um espaço pode gerar. “Para isso desenvolvemos conceitos com riqueza profunda e propósito genuíno de proporcionar experiências únicas, pois acreditamos que na sensação do toque acontece a criação da memória tangível, um conforto primitivo e um abrigo que torna fácil as boas sensações”, define Victor.