O Dia Mundial do Hambúrguer foi criado para celebrar esse prensado de carne redondinho e muito famoso em vários países, no entanto, a origem desse prato tem um passado remoto, lá nos anos 1600. Foi durante o império do conquistador mongol Gengis Khan. O desbravador de territórios e seu exército se locomoviam muito entre cada batalha, e precisavam de um combustível que garantisse energia e força. A solução foi prensar a carne para mantê-la conservada por mais tempo.
Com o passar dos anos, a carne prensada foi sendo adaptada conforme as culturas de cada civilização que a consumia. Dessa maneira, da original carne bovina surgiram também as versões de calabresa, carne suína e de frango. E no mundo após as grandes guerras, o hambúrguer começou a ganhar espaço nas metrópoles como a comida rápida e saborosa que garantia energia. Começavam a aparecer, então, os lanches X-salada, X-bacon, entre outros. Com o surgimento das grandes redes e de lanchonetes mundo afora, o hambúrguer conquistou espaço definitivo nas mesas.
São Paulo Burger Gourmet
A 7ª edição do festival São Paulo Burger Gourmet by Restaurant Week teve início na última quinta-feira, 23 de maio, e segue até 23 de junho em 50 hamburguerias selecionadas da capital paulista, São Bernardo do Campo e Santo André. Neste período, os apreciadores de hambúrguer poderão desfrutar de criações exclusivas e diferentes acompanhamentos por um valor fixo de R$39,90 o menu tradicional e R$49,90 o plus no almoço e/ou no jantar.
De acordo com o idealizador da Burger Gourmet, Fernando Reis, os chefs são convidados a criar novos sabores e texturas, com a ideia de gourmetizar uma experiência rotineira, mas que já é tendência em todo Brasil e atrai cada vez mais fãs para as hamburguerias.
“A expectativa é que sejam vendidos cerca de 34 mil burgers gourmets durante a edição – o que ativa positivamente a economia da cidade. A média de vendas é de mais de 900 burgers por estabelecimento durante um mês, com ticket médio de cerca de R$58,00. Ao final do festival, as hamburguerias participantes devem movimentar mais de R$ 200 mil”, explica Fernando.
Parcerias que aumentam o sabor
A Coca-Cola é parceira da São Paulo Burger Gourmet,. Em algumas hamburguerias, ao adquirir um burger gourmet + acompanhamento, o consumidor pode adicionar uma lata de Coca-Cola sem açúcar ou de Fanta Guaraná por apenas R$ 5,00.
“É um privilégio para nós da Coca-Cola Femsa Brasil fazer parte dessa edição da São Paulo Burger Gourmet. O hambúrguer artesanal é mais do que uma simples refeição, é a conexão da sua bebida predileta, seja ela Coca-Cola Sem Açúcar ou Fanta Guaraná, com uma experiência única que une pessoas e sabores. Por isso, estamos entusiasmados em patrocinar este evento incrível que agita a cena gastronômica da cidade. Junte-se a nós nesta celebração da comida e da cultura gourmet”, pontua o diretor de Canais da Coca-Cola FEMSA Brasil, Hugo Medeiros.
Nesta edição, a Hellmann’s também é parceira do festival. Algumas hamburguerias selecionadas estão disponibilizando maionese, ketchup e mostarda nas mesas – em sachês ou squeezes – e/ou molhos especiais nos burgers gourmets.
“Hellmann’s está sempre buscando maneiras inovadoras de colocar nossos consumidores no centro de tudo o que fazemos. E a São Paulo Burger Gourmet, como um evento que celebra o crescente mercado de hambúrgueres no Brasil, é a oportunidade perfeita para nos conectarmos com nossos fãs e os restaurantes, criando novas e deliciosas experiências juntos,” comenta a diretora de marketing da categoria de Alimentos da Unilever no Brasil, Carolina Riotto. “Por isso, estamos trazendo nossas icônicas Squeezes de Maionese Supreme, Ketchup e Mostarda para as mesas das melhores hamburguerias de São Paulo, elevando cada mordida com o sabor irresistível de Hellmann’s.”
Produtores Gaúchos Unidos
Em resposta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a plataforma Produtores Gaúchos Unidos surge para impulsionar a produção local de alimentos e ampliar o alcance dos produtos regionais, conectando os produtores diretamente com os restaurantes e comércios em todo o Brasil. A São Paulo Burger Gourmet apoia essa causa e convida a todos – além das hamburguerias participantes – a conhecer, utilizar e divulgar a plataforma. Saiba mais: www.produtoresgauchosunidos.com e @produtoresgauchosunidos
Ação social
Fazer o bem e promover transformação social já é uma tradição da Restaurant Week, que se estende a São Paulo Burger Gourmet. A cada menu vendido durante o festival, é estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais sobre o projeto em: chefaprendiz.com.br/sprw-doacao
Hamburguerias participantes
212 Burger, 60 minutos escape e Burger, Atlantis Burguer, Bite Box – INNSiDE by Meliá São Paulo Itaim, Bom Beef (Unidades Jardins, Shopping Boulevard Tatuapé, Shopping Market Place, Moema, Santo André, Vila Leopoldina e Vila Mariana), BurgUp!, Chips Burger, Come On Burger (Unidades Santa Cecília, Vila Mariana e Vila Olímpia), Ecully Charbon, Gran Via by Meliá Paulista, Hardys Burger, Ludus Luderia, Macondo Raízes Colombianas, Melts Gastrobar Mestre Cervejeiro – Pompéia, Novedad Tatuapé by Meliá, Reserva Rooftop, Rosso Burguer Pinheiros, Seven Kings (Unidades Moema e Perdizes), Snack Point (Unidades Alto de Pinheiros e Vila Leopoldina), Taverna Medieval, TGI Fridays (Unidades Morumbi Shopping e Pátio Paulista), The Bear Burger, The Circus Burger, Times Burger, Tradi (Unidades somente delivery: Vila Nova, Itaim Bibi e Lapa. Unidades no restaurante: Ipiranga, Morumbi, Paulista, Pinheiros, Santana, Tatuapé e Vila Nova Conceição), Vinil Burger (Unidades Jardins, Pinheiros e Tamboré) e Vrau Smash Burger.
Hamburguerias com Hellmann’s (na mesa e/ou no burger)
212 Burger, 60 minutos escape e Burger, Atlantis Burguer, Bite Box – INNSiDE by Meliá São Paulo Itaim, BurgUp!, Chips Burger, Come On Burger (Unidades Santa Cecília, Vila Mariana e Vila Olímpia), Ecully Charbon, Gran Via by Meliá Paulista, Hardys Burger, Ludus Luderia, Macondo Raízes Colombianas, Melts Gastrobar, Mestre Cervejeiro – Pompéia, Rosso Burguer Pinheiros, Snack Point (Unidades Alto de Pinheiros e Vila Leopoldina), Taverna Medieval, The Circus Burger, Times Burger, Tradi (Unidades somente delivery: Vila Nova, Itaim Bibi e Lapa. Unidades no restaurante: Ipiranga, Morumbi, Paulista, Pinheiros, Santana, Tatuapé e Vila Nova Conceição), Vinil Burger (Unidades Jardins, Pinheiros e Tamboré) e Vinil Burger (Unidades Jardins, Pinheiros e Tamboré).
Hamburguerias com promoção da Coca-Cola
60 minutos escape e Burger, Atlantis Burguer, Bite Box – INNSiDE by Meliá São Paulo Itaim, Bom Beef (Unidades Jardins, Shopping Boulevard Tatuapé, Shopping Market Place, Moema, Santo André, Vila Leopoldina e Vila Mariana), BurgUp!, Chips Burger, Ecully Charbon, Gran Via by Meliá Paulista, Hardys Burger, Ludus Luderia, Macondo Raízes Colombianas, Melts Gastrobar, Mestre Cervejeiro – Pompéia, The Circus Burger, Tradi (Unidades somente delivery: Vila Nova, Itaim Bibi e Lapa. Unidades no restaurante: Ipiranga, Morumbi, Paulista, Pinheiros, Santana, Tatuapé e Vila Nova Conceição) e Vinil Burger (Unidades Jardins, Pinheiros e Tamboré).
Confira os menus de cada hamburgueria e outras informações em www.burgergourmet.com.br
Serviço
7ª São Paulo Burger Gourmet
Data: 23 de maio a 23 de junho
Saiba mais em: www.burgergourmet.com.br e @burgergourmetbrasil #burgergourmet e #spburgergourmet
Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes e hamburguerias preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar experiências prazerosas aos clientes.