A Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a peça teatral Dora, indicada ao Prêmio APCA 2021, seguida de debate sobre a resistência e feminismo no contexto da ditadura militar brasileira, em agosto e setembro. Toda a agenda de fruição e formação cultural e artística de Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além de gerido pela Poiesis – é gratuita.
Dora é uma peça teatral digital que será apresentada pelo canal de YouTube do programa Oficinas Culturais nos dias 27 e 28 de agosto e 2 e 3 de setembro, das 21h às 21h40. Indicada ao Prêmio APCA 2021 – 1º semestre na categoria Espetáculos, a peça dirigida e escrita por Sara Antunes, que também atua, aborda parte da história da mineira e estudante de Medicina Maria Auxiliadora Lara Barcelos/ Dora (1945-1976), quando tinha 23 anos e entrou na luta armada contra a ditadura militar brasileira.
Presa, torturada e exilada, ela suicidou-se com 31 anos, em 1976, na Alemanha. Com reflexões sobre feminismo e resistência, o trabalho é formado por elementos cênicos e direção de arte baseada nas cartas trocadas entre Dora e a mãe Clélia Lara Barcelos. A concepção audiovisual ainda contou com o produtor Henrique Landulfo.
Os dias 2 e 3 de setembro, quinta e sexta-feira, serão voltados ao Espetáculo “Dora” em debate: reflexões sobre ditadura e feminismo, após a apresentação teatral online, a partir das 21h40, via Zoom, com link informado na descrição do vídeo. No dia 2/09, o bate-papo será com a cineasta, doutora e professora da UFRJ, Anita Leandro, a respeito da escrita e criação a partir da história e arquivos da ditadura. E no dia 3/09 o bate-papo com Landulfo e a atriz e psicanalista Cecilia Boal sobre teatro, psicanálise, ditadura e as experiências da repressão a partir do exílio que ela viveu ao lado do marido na época e dramaturgo Augusto Boal (1931 -2009). As mediações serão feitas pela atriz Sara Antunes.
Completando o ciclo dos eventos acima, propostos pela Antunes, ocorrerá o workshop Criação autoral para projetos híbridos: teatro e audiovisual nos dias 24 e 26 de agosto, terça e quinta-feira, das 19h às 21h, pelo Zoom. As inscrições ficam abertas neste formulário. Junto com a atriz, Landulfo estará na mediação da atividade que trará técnicas para uma melhor produção audiovisual em diferentes linguagens, como teatro online, cinema e videoarte. A dupla também dividirá com os participantes a experiência com direção de fotografia, produção de baixo orçamento, de curtas e criações para o ambiente virtual.
Para o Setembro Amarelo, mês em torno da saúde mental, a unidade da Oficina localizada no bairro Bom Retiro, em São Paulo, promove a oficina Carta 0 – Sala de ensaio aberta. Para os estudantes de Artes Cênicas e demais pessoas interessadas em Arteterapia, a formação será aplicada nos dias 4 e 11 de setembro, sábados, das 15h às 18h, pelo Zoom. Os encontros serão coordenados por integrantes do Coletivo Veneta e as inscrições seguem abertas neste formulário.
SERVIÇO:
ESPETÁCULO DIGITAL: DORA
*Indicação ao prêmio APCA (2021)
Coordenação: Sara Antunes
27 e 28/08; 2/09 e 3/09 – quinta, sexta e sábado – 21h às 21h40
Faixa etária: maiores de 16 anos
Plataforma: YouTube das Oficinas Culturais
Sem necessidade de inscrição.
Ficha técnica:
Direção, texto e atuação: Sara Antunes.
Concepção audiovisual: Henrique Landulfo e Sara Antunes.
Direção de fotografia e assistência de direção: Henrique Landulfo.
Produção, Direção de arte e figurino: Sara Antunes.
Luz: Wagner Antônio.
Desenho de som: Edson Secco.
Participação: Angela Bicalho.
ESPETÁCULO “DORA” EM DEBATE: REFLEXÕES SOBRE DITADURA E FEMINISMO
Coordenação: Sara Antunes e Henrique Landulfo
2 e 3/09 – quinta e sexta-feira – 21h40 às 22h40
Faixa etária: maiores de 16 anos
Plataforma: YouTube das Oficinas Culturais
Sem necessidade de inscrição
WORKSHOP CRIAÇÃO AUTORAL PARA PROJETOS HÍBRIDOS: TEATRO E AUDIOVISUAL
Coordenação: Sara Antunes e Henrique Landulfo
24 e 26/08 – terça e quinta-feira – 19h às 21h
Faixa etária: a partir de 18 anos
Inscrições abertas até 22/08 – clique aqui
Vagas: 30 | Plataforma: Zoom
OFICINA: CARTA 0 – SALA DE ENSAIO ABERTA
[artes cênicas]
Coordenação: Coletivo Veneta
4 e 11/09 – sábados – 15h às 18h
Faixa etária: maiores de 16 anos
Inscrições abertas até 29/08. Acesse o formulário – clique aqui
Seleção: Carta de interesse | Vagas: 30 | Plataforma: Zoom
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19; ou agendar pelo WhatsApp (11) 94343-9338
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais no site do programa ou no hotsite +Cultura.