Para lançar o novo documentário “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, a cineasta Daniela Broitman optou por uma data especial: o filme entrou em cartaz no dia 25 de abril, semana em que o cantor e compositor completaria 110 anos. Em celebração ao aniversário de um dos maiores nomes da música brasileira, a diretora, roteirista e produtora do filme também idealizou um evento que acabou se tornando uma grande ocupação. Com curadoria colaborativa de Rubens Amatto, idealizador da Casa de Francisca, a dupla criou uma programação especial entre 30 de abril, dia do nascimento de Caymmi, e 3 de maio. “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” é uma realização da Videoforum Filmes, com coprodução da Spcine e Canal Brasil, apoio da Icatu, e distribuição da Descoloniza Filmes.
A comemoração ocupará os dois andares da Casa de Francisca – o recém-inaugurado cineteatro, o salão do primeiro andar, o bar e o largo em frente à casa. Para abrir o evento, o filme será exibido no dia 30 (terça-feira), seguido de um bate-papo com a diretora. Completando a grande noite, no primeiro andar, a Orquestra HB agita o Baile Caymmi com Fabiana Cozza, Graça Cunha e Guga Stroeter. Os 30 primeiros que comprarem ingressos para a sessão de “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” ganham 50% de desconto no Baile do Caymmi. Ao longo da semana, os filhos de Caymmi Dori e Danilo, e a neta Alice, mostram seus talentos herdados do patriarca em shows que incluem suas composições. A celebração também tem atrações gratuitas, com discotecagem em vinil no largo histórico do centro de São Paulo. Os ingressos podem ser comprados através do link: https://casadefrancisca.art.br/novo/programacao.
O projeto idealizado pela cineasta em homenagem ao legado de Caymmi une duas de suas maiores paixões, o cinema e a música: “Desde que comecei a produzir esse filme, tinha o sonho de lançá-lo com uma grande celebração ao Caymmi, para que as gerações mais novas pudessem conhecê-lo e pessoas da minha geração pra cima pudessem prestar uma homenagem como agradecimento a ele e a outros faróis da música popular brasileira – também citados no filme – como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto”, conta Daniela. “Sentia que não tinha como fazer uma celebração mais bonita do que reunindo num só evento artistas de diferentes estilos e gerações da família Caymmi e outros músicos que têm o patriarca como referência musical. E junto com a Descoloniza, encontramos o parceiro ideal, o idealizador e curador da Casa de Francisca, Rubens Amatto, que embarcou nessa jornada conosco e tornou possível essa realização tão sonhada.”
“Celebrar os 110 anos de Dorival Caymmi, um dos artistas mais importantes da nossa música, reunindo tantos artistas incríveis que irão ocupar ao longo de uma semana todos os ambientes da Casa de Francisca é uma grande honra. E poder celebrar esse importante lançamento do filme da cineasta Daniela Broitman é também uma grande alegria para nós da Casa de Francisca e do Palacete Tereza, que por tantos anos ficou conhecido como a Esquina Musical de São Paulo, por conta da sua vocação musical desde a fundação em 1910”, comenta Rubens Amatto.
SOBRE O FILME
SINOPSE: Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, suas histórias de amor e elementos da natureza que tanto inspiraram a obra do artista.
Apresentando: Dorival Caymmi, seus filhos e músicos Dori, Nana e Danilo Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, a ex-nora e compositora Ana Terra, o neto Gabriel Caymmi, o produtor musical Guto Burgos e a cozinheira e confidente Cristiane de Oliveira.
“Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”
Documentário | Longa-metragem | 2020
Direção, roteiro e produção: Daniela Broitman
Realização: Videoforum Filmes
Coprodução: Spcine e Canal Brasil
Apoio: Icatu
Produtora associada: A Gente Produções
Distribuição: Descoloniza Filmes
Ficha técnica
Roteiro, produção e direção: Daniela Broitman
Direção de fotografia: Reynaldo Zangrandi e Jacques Cheuiche, ABC
Som direto: Yan Saldanha
Montagem: Jordana Berg
Assistente de direção: Julia Kurc
Assessora jurídica: Luana Almeida
Produtora associada: Manuela Formosinho
Produtora de finalização: Camila Gaglianone
Correção de cor: Henrique Reganatti
Supervisão de pós: Giba Yamashiro
Desenho de som e mixagem: Edson Secco
Edição de som: Julia Teles e Rafael Coutinho