Para falar de Dimitri Biá podemos começar dizendo que ele é um ator que se dedicou a sua vocação para as artes, para estar com seus pares atuando na cultura do país, seja no teatro, no audiovisual, na música, na dança e na fotografia. E estudou muito também. O investimento valeu à pena para este ator que celebra grande conquista neste início de 2022: subir ao palco de terça à domingo em temporadas de dois espetáculos na cidade de São Paulo, simultaneamente – Terremotos, com direção de Marco Antônio Pâmio, que está em cartaz de quinta à domingo no Teatro do SESI e O Funil do Brasil, com direção de Isser Korik, que tem estreia no dia 05 de abril, às terças e quartas-feiras, no Teatro UOL.
Em “Terremotos”, do dramaturgo inglês Mike Bartlett, o épico contemporâneo sobre o colapso ambiental flerta com o cinema, a ópera e o musical. Na montagem Dimitri da vida a Rubens Kramer quando jovem, pai das três personagens femininas principais e peça central da história, um proeminente cientista do clima, que esteve envolvido em importantes pesquisas nos anos 60, responsáveis por autorizar deliberadamente o voo de aeronaves, afirmando, na época, que o combustível dessas aeronaves não era nocivo a camada de ozônio. Hoje esse pai prevê o apocalipse ambiental.
Na comédia, “O Funil do Brasil”, escrita por Sérgio Roveri, uma sátira aos programas no formato reality shows, que aborda com bom humor questões relacionadas à ética, superexposição nas redes sociais, fake news, dentre outros assuntos que marcam a vida cotidiana na atualidade. Com Lauro, Dimitri é um personal trainer que entra para o reality show com o objetivo de aparecer na TV a qualquer custo. Tem obsessão pela fama, assim como todos os participantes, mas é completamente desprovido de inteligência. Seus atrativos são os atributos físicos e transforma isso em sua tática pra conquistar os telespectadores do programa.
Graduou em interpretação na Escola de Arte Dramática da USP (EAD/USP), na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Escola de Atores Wolf Maya e Teenbroadway (SP), sob direção de Maiza Tempesta. O ator se formou Cinema no INC – Instituto de Cinema. São Paulo e em Fotografia na Foto Conceito, em São Paulo. Dimitri Biá já atuou em mais de 20 projetos no audiovisual e 10 espetáculos de teatro. No cinema, está no curta-metragem, Barbie & Bob (@barbieebobfilme), com direção de Raissa Gregori, o filme vem se apresentando em festivais, como no São Paulo ISFF (Brasil), Lublin Film Festival – POL Official Selection (Polônia) e no 16º Festival de Cinema Latino Americano (Brasil).
Para colaborar com as suas personagens, o ator possui habilidades na música, no esporte e na dança. É violonista e já integrou a Orquestra Moderno de Música Paraense, além de tocar Berimbau e Ukulele. Nos esportes, Natação, Jiu-Jitsu, Judô, Basquete e Paraquedismo. Integrou o grupo de danças urbanas, WA Urban, tem pela fotografia uma grande paixão. Fala três idiomas.
Serviço
O Funil do Brasil.
Temporada: (De 05 de abril a 13 de julho de 2022). Datas: Terças e Quartas – às 21h. Endereço: Teatro UOL – Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis – São Paulo Valor: Inteira R$ 40,00 / Meia R$ 20,00. Classificação: 12 anos. Gênero: Comédia. Duração: 90 min.
TERREMOTOS:
Teatro do SESI-SP. Avenida Paulista, 1313. Temporada: até 12 de junho de 2022. Quintas, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h. Classificação: para maiores de 14 anos. Reservas gratuitas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/eventos)