O comércio virtual é um dos setores que mais cresce em todo o mundo. Hoje, do total de registros de lojas online, um terço é de redes sociais. É o que aponta a 6ª edição do estudo NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, plataforma com mais de 70 mil lojas virtuais na América Latina. O consultor especialista em e-commerce Elvis Gomes elencou a seguir alguns benefícios de ter uma loja no Instagram, que podem explicar tal crescimento:
Descoberta
Um dos principais benefícios, que rapidamente vêm à mente ao configurar uma loja no Instagram, é a capacidade de descoberta. Isso porque, quando o consumidor encontra produtos que despertam sua curiosidade nas redes sociais, na maioria das vezes, eles não vêm com as informações necessárias como um link ou instruções detalhadas. E, caso o cliente queira comprar aquele produto depois, não poderá mais encontrá-lo.
Mas, isso não acontece nas lojas do Instagram. O que torna a experiência de compra muito mais conveniente. Os usuários podem simplesmente clicar nas tags compráveis para que possam explorar todos os detalhes e informações de que precisam em tempo real para tomar uma decisão de compra.
Capacidade de venda melhorada
Neste ponto o diferencial está no perfil do consumidor e qual produto ele prefere comprar: um produto que ele nunca viu sugerido por um amigo ou um que ele viu online por fotos e vídeos?
A verdade é que a maioria dos consumidores são altamente visuais, não apenas em termos de sites que visitam ou blogs que leem, mas também quando se trata dos produtos que compram.
Isso não é surpreendente, considerando que os relatórios sugerem que 85% dos clientes são mais propensos a comprar um produto depois de assistir a um vídeo.
É disso que se trata o marketing visual. Ao postar imagens e vídeos atraentes, as empresas chamam a atenção dos compradores em potencial. Os bons recursos visuais ajudam a converter esses leads em vendas.
Conveniência
Uma das razões pelas quais as pessoas compram online é por conveniência. Mas, quando o usuário precisa passar por processos de compra e pagamento complicados e demorados antes de conseguir finalizar, a experiência pode ser irritante.
Esse é um dos problemas que uma loja do Instagram soluciona, permitindo que o consumidor compre de forma mais rápida e simples. Você pode comprar produtos com cliques mínimos e menos tempo, o que também pode ser benéfico para as empresas, pois atrai mais leads e oportunidades de conversão.
Oportunidades para marketing de influência
O marketing de influência é um tipo de marketing de mídia social que envolve a aprovação de influenciadores de mídia social para aumentar o alcance e o engajamento. Ao obter um influenciador para promover o produto, a empresa conquista uma exposição mais ampla e, como muitas pessoas confiam nos influenciadores, é mais provável que eles se envolvam com a marca porque ela foi “altamente recomendada”.
Era assim que acontecia antes, mas imagine agora como isso será bom para um negócio online se, ao invés de indicar um produto ou fazer uma postagem, o influenciador promova a loja do Instagram.
Existem muitas oportunidades em termos de marketing de influenciadores. Basta ser criativo e estratégico.
Engajamento e Vendas
A principal razão pela qual as pessoas investem em um negócio é para vendas e receita. Tudo o que um empreendedor faz, especialmente sua estratégia de marketing, é voltado para esses dois pontos.
Ter uma loja no Instagram torna tudo isso possível porque a empresa tem uma ferramenta que pode atrair compradores em potencial para clicar em qualquer um de seus posts compráveis. Esta é a parte mais importante porque as possibilidades são infinitas assim que o usuário chega à uma loja.
Junte isso a uma interface de usuário fácil e um processo de checkout menos complexo e a loja terá uma chance melhor de fechar uma venda, atrair engajamento e obter uma recomendação que pode ajudar a impulsionar as vendas e a receita.