De acordo com dados do World Economic Forum (WEF), no relatório anual “The Global Risk Report – 2022”, cerca de 95% dos problemas de segurança cibernética são atribuídos a erros humanos. Muitos destes erros proporcionam vulnerabilidades para infecções de ramsonware e permitem tentativas de invasão, fraudes e roubo de dados.
O Brasil tem sido vítima constante de ataques direcionados por grupos criminosos e um dos países mais afetados por tentativas de phishing, que cresceram quase 230% no primeiro semestre de 2022, como aponta a ESET.
O IDESP – Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista, empresa do Grupo DARYUS, especializado em educação e consultoria em Gestão de Riscos, Continuidade de Negócios, Cibersegurança e Proteção de Dados e Privacidade também investe na conscientização e criou uma paródia descontraída sobre o tema, para aproximar as pessoas com o uso da música e bom humor. Na paródia, os hackers tentam atacar e fraudar uma empresa e a equipe de segurança de outra companhia, cantando uma música de sucesso, transmite fundamentos e informações relevantes de forma descontraída e divertida.
“Algo que as pessoas aprendam cantando e tenham prazer em compartilhar com os amigos. O ser humano é tido como o elo mais fraco, porém, pode ser o elo mais forte, desde educado e conscientizado continuamente.”, diz Jeferson D’Addario, CEO do Grupo DARYUS, especialista e professor no tema.”
Os riscos cibernéticos crescem exponencialmente acompanhando a transformação digital e o momento do mercado mundial. Segundo um levantamento realizado pela Fortinet, o Brasil registrou 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos às empresas no primeiro semestre de 2022. O país é o segundo na América Latina com mais ataques neste ano, ficando atrás apenas do México, que teve 85 bilhões de tentativas. Além do impacto financeiro, esses ataques podem comprometer a credibilidade da organização e seu valor para investimentos a médio e longo prazo.
A falta de profissionais especialistas no tema para atuar nas empresas é grande. De acordo com o Cybersecurity Workforce Study, da (ISC)², a escassez estimada de profissionais é de 2,7 milhões. “Além disso, as pessoas que fazem parte das empresas e muitas estão trabalhando de suas casas, usando também seus smartphones pessoais – não querem mais somente educação por cartilhas e palestras anuais, como vem acontecendo nos últimos 10 anos. São importantes, porém, a pessoa não tem algo divertido, lúdico, ou que queira mostrar para os filhos, para ter algo a compartilhar e se divertir enquanto aprende sobre o tema”, enfatiza D’Addario.
O IDESP e a DARYUS vêm tentando mudar a abordagem para seus alunos e clientes, patrocinou o lançamento da nova norma brasileira ABNT/NBR ISO 27002:2022, focada em Gestão da Segurança da Informação, Segurança Cibernética e Proteção de Privacidade, em outubro de 2022, e rapidamente disponibilizou um webinar gratuito, ao vivo no Youtube, trazendo em primeira mão as novidades com uma linguagem simples, não técnica e descontraída para aproximar as pessoas destas boas práticas internacionais. Isso é importante principalmente para as médias e pequenas empresas.
Assista no canal do YouTube da empresa. Confira: Paródia Invasão – Cyber Security