O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugurou a exposição virtual “Estação da Luz: 120 Anos”.
Com imagens de acervos do Instituto Moreira Salles, do Museu Paulista e do Museu do Café, além de fotos de arquivo do próprio Museu da Língua Portuguesa, a exposição virtual “Estação da Luz: 120 Anos” traça um histórico do prédio em que está instalado o museu e por onde passam mais de 350 mil pessoas diariamente. A mostra, que tem curadoria do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, ajuda a narrar a história da cidade de São Paulo, cujo impulso econômico está associado à economia cafeeira e ao fluxo de migrantes que chegavam à capital pela Estação da Luz.
“É possível ainda observar as transformações arquitetônicas pelas quais o prédio da Estação da Luz passou nas últimas décadas”, conta Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa. “Estação da Luz: 120 Anos” estará acessível pela plataforma Google Arts & Culture.
Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa
O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, coordenado por Camila Aderaldo, é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MLP.
Quem vem ao museu pode visitar a sala do Centro de Referência, que fica no térreo, na ala oeste, próximo ao hall do Pátio B, novo espaço expositivo do Museu da Língua Portuguesa. Por lá, podem acessar o acervo da nova exposição principal do museu, como o conteúdo das experiências Falares e Português do Brasil, e ainda consultar alguns livros (não há empréstimo).
Sobre o Museu da Língua Portuguesa:
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2021 do Museu da Língua conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa na Jornada do Patrimônio
Exposição virtual “Estação da Luz: 120 Anos”
No Google Arts & Culture