De acordo com relatos históricos, o estrogonofe de carne teria sido criado por um chef francês que trabalhava para o conde Stroganov em seu palácio em Odessa.
Após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se mundialmente conhecido e agora é, talvez, o mais reconhecido da culinária russa em todo o mundo.
Ainda que muitos no Brasil confundam sua origem e acreditem se tratar de um prato francês.
Dicas do Chef
Para um prato original e saboroso faça sempre a escolha certa dos insumos e modo de preparo:
Na cozinha soviética, os chefs usavam cortes baratos de carne para preparar esta receita. O cozimento prolongado tornava as carnes mais macias, e a acidez do sour cream também ajudava na quebra das proteínas da carne.
O verdadeiro corte da carne deve ser em tiras estreitas, com 5 a 6 cm de comprimento e cerca de 1 cm de espessura.
Vamos lá.
Antes de fritar:
Seque os pedaços de carne com um papel toalha e cubra-os com uma camada bem fina de farinha misturada com um pouco de sal e pimenta. Isso ajudará a obter aquela crosta marrom-dourada, deixando o interior da carne suculento.
Retire o excesso de farinha com uma peneira, para que evitar que interfira no sabor do molho.
Fritura rápida:
Primeiro, aqueça a panela com um pouco de óleo em fogo médio/alto. A panela precisa estar quente, mas nem tanto.
Em seguida, adicione a carne, mas sem encher o recipiente. É muito importante ter apenas uma camada de carne. Dessa forma, ficará com a crosta dourada sem liberar o caldo interno. Como os pedaços são finos, não deve demorar mais de 2 a 3 minutos para atingir o ponto. Em seguida, tire a carne do fogo e coloque-a em um prato até o molho ficar pronto.
Cogumelos
Algumas receitas recomendam adicionar cebola pérola, alcaparras e até azeitonas. Sugerimos, porém, seguir a receita clássica e adicionar apenas cogumelos.
Mantenha o cogumelo o mais seco possível. Em seguida, faça como a carne: mantenha a panela quente e frite-os rapidamente até que a crosta dourada apareça.
Ingrediente-chave
O molho é o que define o estrogonofe de carne como uma receita russa. Assim como a versão brasileira (e diferentemente da francesa), deve ser incorporado ao prato.
Geralmente, é feita com sour cream, ou creme de leite azedo, mas os caldos da carne e do cogumelo não devem ser desperdiçados. Eles são a base do molho, portanto, não troque ou lave a panela depois de fritar a carne.
O molho torna a carne ainda mais macia, e a carne e os cogumelos tornarão o molho mais saboroso.
Ingredientes:
500g de carne bovina
1 cebola grande
350g de cogumelos Champignon
150g sour cream, (creme de leite azedo)
(também pode ser feito com iogurte natural)
100g de creme de leite
50g de farinha de trigo
250mL de água
Óleo, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Prepare a carne removendo todos os nervos e tecidos conjuntos, e corte-a em tiras com cerca de 1 cm de espessura e 5 a 6 cm de comprimento.
Limpe os cogumelos e corte-os em fatias finas.
Corte a cebola em tiras finas.
Em uma tigela, misture a farinha, o sal e a pimenta. Acrescente a carne e cubra todos os pedaços com a mistura de farinha. Coloque os pedaços de carne na peneira e mexa levemente para retirar o excesso de farinha.
Despeje um pouco de óleo na panela e mantenha em fogo médio/alto.
Distribua as tiras de carne no fundo panela sem sobrepô-las.
Frite os pedaços de carne por 2 a 3 minutos, até que todos os lados tenham uma crosta marrom-dourada.
Reserve a carne em um prato e repita este passo se ainda houver mais fatias.
Agora, sem lavar a panela, adicione um pouco mais de óleo e mantenha o fogo em temperatura média/alta. Adicione os cogumelos e frite-os rapidamente até formar uma crosta dourada. Reserve em um prato à parte.
Ainda na mesma panela, refogue a cebola até ficar macia. Reserve.
Mantenha a panela no fogo e adicione água. Aguarde até que a água ferva e comece a evaporar. Vá raspando o fundo da panela. Quando o volume de água estiver pela metade, adicione o creme de leite azedo e o creme de leite. Misture tudo e adicione sal e pimenta. Cozinhe o molho por alguns minutos antes de acrescentar a carne, os cogumelos e as cebolas.
Deixe a carne refogar por cerca de 10 minutos antes de servir. Agora basta montar o prato com purê de batatas e pronto – o seu estrogonofe autenticamente russo já pode ser saboreado.
Sugestão do Chef:
Sirva com arroz branco e batatas assadas rústicas
Ou se preferir com purê de batata (este é o original da Rússia)