Com as férias escolares de julho, muitas famílias planejam viagens, sejam de curto ou longo período. E, no entusiasmo e em busca das melhores ofertas, o número de golpes e fraudes em ofertas de viagens acaba aumentando exponencialmente. Sendo assim, o time de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas, Instituição Financeira e a conta digital completa para empresas, fez um levantamento com as principais dicas e orientações para identificar e evitar anúncios fraudulentos, garantindo que o descanso não se torne uma experiência problemática.
O setor de turismo no Brasil registrou avanços notáveis no último ano, com um aumento significativo no número de viagens domésticas. Segundo a BRAZTOA, o faturamento das viagens nacionais alcançou R$11,55 bilhões, representando um crescimento de 122% em relação a 2022, o maior já registrado pela entidade.
Para evitar cair em golpes de falsas agências de viagens, é crucial buscar informações confiáveis e garantir a reputação da empresa. Manoela Gieseler, diretora de operações e responsável pela área de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas, enfatiza o compromisso das empresas brasileiras em fortalecer a segurança do consumidor. “O Asaas fala diretamente com os empreendedores e empresários todos os dias e temos uma grande preocupação em ajudá-los a mitigar problemas relacionados à fraudes financeiras, que são aperfeiçoadas todos os dias. Empresas de todos os tamanhos têm implementado medidas rigorosas, incluindo design e conteúdo alinhados à sua identidade, além de avançadas ferramentas de segurança, para educar e manter os consumidores alertas sobre os perigos online”, destaca.
Para reforçar esse cuidado, o time de detecção e combate a crimes financeiros do Asaas selecionou algumas dicas para não cair em ciladas na hora de fechar uma oferta e garantir uma experiência de viagem segura. Veja abaixo:
Verifique a reputação da empresa: Busque mais informações sobre a empresa de viagens que está ofertando o pacote, como se os dados do CNPJ da empresa estão alinhadas com o serviço oferecido. Pesquise por avaliações de outros clientes em sites confiáveis e redes sociais, e se há reclamações frequentes sobre a empresa ou se há elogios consistentes que validem sua reputação no ReclameAqui.
Confirme a autenticidade do site: Verifique se o site da empresa é legítimo e seguro. Certifique-se de que o URL comece com “https://” e tenha um ícone de cadeado na barra de endereço, o que indica uma conexão segura. Evite sites com URLs suspeitos, erros de ortografia ou design amador.
Consulte informações de contato: Certifique-se de que a empresa fornece informações de contato claras, incluindo um endereço físico, número de telefone e e-mail de suporte ao cliente. A ausência dessas informações pode ser um sinal de alerta.
Verifique certificações e associações: Empresas legítimas muitas vezes são membros de associações reconhecidas no setor de turismo. Verifique se a empresa possui certificações relevantes que possam indicar sua credibilidade e conformidade com normas e regulamentações do setor.
Pesquise sobre a oferta: Se a oferta de viagem parecer muito boa para ser verdade, é possível que seja um golpe. Compare os preços e detalhes do pacote com outras agências de viagens conhecidas para ter uma ideia realista do que está sendo oferecido.
Leia os termos e condições: Antes de concluir a compra, revise cuidadosamente os termos e condições do pacote de viagem. Este documento contém informações detalhadas sobre políticas de cancelamento, reembolso, datas de viagem e outros detalhes cruciais. Esteja bem informado sobre todas as cláusulas antes de confirmar sua reserva.
Desconfie de solicitações de pagamento antecipado total: Golpistas costumam exigir pagamento completo ou significativo antes da confirmação da reserva. Prefira políticas de pagamento flexíveis, com possibilidade de depósito inicial e saldo restante a ser pago mais tarde.
Prefira métodos seguros de pagamento: Opte por usar cartões de crédito ou outros métodos que ofereçam proteção contra fraudes. Evite transferências bancárias ou métodos menos seguros que não permitam estorno em caso de problemas.
Guarde seus comprovantes: Após finalizar a compra, não se esqueça de solicitar e guardar todos os comprovantes, incluindo a data da compra e detalhes das condições dos serviços contratados.