Com o tempo no hemisfério norte esquentando por conta do verão, está aberta a temporada de festivais de música ao ar livre. Este é o momento ideal para que amantes de shows aproveitem os principais eventos do ano não apenas para ver seus artistas favoritos ao vivo, mas também para conhecer um novo lugar. Pensando nisso, a Booking.com – empresa de reserva de acomodações, aluguel de carros e outros serviços de turismo – selecionou quatro festivais e destinos fantásticos, mas ainda não tão conhecidos do grande público. Eles acontecem ao redor do mundo, não apenas no verão do hemisfério norte, mas também em cidades como Recife, onde as temperaturas altas são sempre garantidas!
Festival Turá em Recife, Brasil (24 e 25 de agosto)
O Festival Turá, que também tem edições em São Paulo e Porto Alegre, fecha a temporada 2024 em Recife, levando para a capital pernambucana alguns dos principais artistas do país e exaltando a diversidade da cultura brasileira. Além de curtir os shows, que acontecem no Centro de Convenções Pernambuco, quem for até Recife pode também explorar as belíssimas praias da região, com destaque para Porto de Galinhas, que já ganhou diversas vezes o título de melhor praia do Brasil. Os visitantes também não podem deixar de visitar a parte antiga de Recife e o centro histórico da vizinha Olinda.
Onde se hospedar: os viajantes podem escolher entre as muitas opções de acomodação em Recife. O Marante Plaza Hotel fica na região sul da cidade, a poucos metros das praias de Boa Viagem e Pina e atrás da zona de proteção ambiental especial do Parque dos Manguezais, a maior reserva de mangue urbano das Américas. Depois dos shows, eles também podem curtir a piscina, a academia e o café da manhã com especialidades regionais do hotel.
Glitch Festival em Żebbuġ, Malta (13 a 16 de agosto)
Nos últimos anos, a ilha de Malta se transformou em um dos mais agitados destinos europeus quando o assunto são festivais de música. O Glitch é um festival de música techno e house que dura quatro dias e é realizado em diversas cidades da ilha, como Rabat, Valeta, Haz-Zebbug, Sliema e Gianpula. As apresentações também acontecem nos mais diferentes locais, desde barcos, piscinas na cobertura de prédios até cavernas. Malta é uma ilha repleta de histórias, formada a partir da mistura de várias culturas. Portanto, os fãs de música que quiserem descansar um pouco das festas, podem aproveitar para fazer um passeio a pé pela cidade de Valeta, conferindo pontos turísticos, como a Concatedral Barroca de São João. Os viajantes que preferirem atrações aquáticas, ainda podem visitar de barco as ilhas próximas, como Comino.
Onde se hospedar: Se quiser um lugar para ficar que combina modernidade com a beleza da Malta antiga, hospede-se no KUCCA boutique townhouse no centro de Żebbuġ, perto do palco principal do festival. Essa antiga residência de dois quartos tem ar-condicionado e terraço privativo na cobertura com vista para a cidade. Além disso, você estará a poucos minutos dos cafés e restaurantes da cidade.
Festival Sonus em Pag, Croácia (18 a 22 de agosto)
Milhares de fãs de techno se reúnem todos os anos na ilha de Pag, na Croácia, para aproveitar cinco dias de música e sol. Com vista para o Mar Adriático, quem participa do Festival Sonus confere os maiores nomes da música eletrônica mundial. Além disso, também pode aproveitar um litoral famoso por sua beleza natural: as praias são emolduradas por uma paisagem com formações rochosas incomuns sobre as águas cristalinas. A praia Zrce é o centro do festival, oferecendo aos viajantes uma combinação perfeita de mar azul, areias quentes e clubes de praia com apresentações durante o dia e a noite. Além da música, os frequentadores do festival podem aproveitar atividades aquáticas e ao ar livre pela ilha. Também é incrível fazer o passeio de barco de um dia por Kornati, passando por mais de 100 ilhas e penhascos no Mar Adriático.
Onde se hospedar: Uma das acomodações próximas ao Sonus é o Aparthotel Joel em Novaloja, que fica a poucos minutos de carro da praia Zrce e da praia Lokunje. Esse hotel 4 estrelas tem quartos com ar-condicionado e banheiro privativo, com alguns apartamentos incluindo cozinha. O restaurante da acomodação serve culinária mediterrânea, com foco em frutos do mar e churrasco, além de opções vegetarianas e veganas. Os visitantes também podem aproveitar a piscina ao ar livre e a academia do hotel.
Festival de Jazz de Monterey, Monterey, Estados Unidos (27 a 29 de setembro)
Com sua primeira edição em 1958, o Festival de Jazz de Monterey, na Califórnia, é o festival de jazz mais antigo do mundo. Sua programação oferece ao público apresentações de estrelas consagradas de renome internacional e de talentos emergentes. O evento, que dura três dias, é realizado no Monterey County Fairgrounds, na costa central da Califórnia, região conhecida pela sua rica vida marinha e belas paisagens naturais. Além de curtir os shows, os fãs podem também fazer passeios para observar baleias ou um passeio a pé assombrado por Monterey. Excursões de carro também são muito procuradas, incluindo o passeio de áudio autoguiado por Big Sur.
Onde se hospedar: Para mergulhar na história da cidade, você pode se hospedar no Victorian Inn, que une o charme do antigo com conveniências modernas. Situado no coração de Cannery Row, os visitantes podem passar algum tempo no Monterey Bay Aquarium e na Praia de San Carlos, ambos a poucos passos de distância. Depois, a dica é saborear vinho e queijo no happy hour do hotel.