No sábado (5 de outubro), das 10 às 17h acontece a 2ª edição do “Festival da Cerâmica” no Vão Livre do MASP – Museu de Arte de São Paulo, reunindo artistas da cerâmica contemporânea brasileira. O evento, idealizado e com curadoria de Fernando Zelman, é realizado pela Associação Paulista Viva (APV).
A proposta do Festival “é difundir a cultura e arte da cerâmica brasileira ao promover atividades gratuitas, como oficinas e demonstrações com os artistas do Festival, o contato com as obras de arte da Mostra de Referência e junto aos objetos comercializados na Feira da Cerâmica”, destaca o curador Fernando Zelman. A Entrada é franca e classificação livre.
Para o presidente da Associação Paulista Viva (APV), Lívio Giosa, ao promover o Festival de Cerâmica no Vão Livre do MASP, um dos principais museus do país, a Associação oferece uma oportunidade única de vitrine e estímulo econômico junto aos artistas da cerâmica, incentivando seu desenvolvimento financeiro e propiciando o acesso cultural junto aos moradores, trabalhadores e pedestres da Paulista. “Um dos objetivos da APV é incentivar ações de relevância socioambiental e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo. É importante estimular a economia criativa na Avenida Paulista, por onde circula mais de um milhão de pessoas por dia e que é um símbolo da cultura paulistana e brasileira”, afirma Giosa.
Na Mostra de Referência, cinco artistas irão expor esculturas e objetos de arte em cerâmica, dispostos em totens com livre circulação por parte dos visitantes e na Feira serão mais de 20 participantes comercializando suas criações a partir de R$ 30,00. O público poderá apreciar e adquirir mais de 600 objetos em cerâmica, compostos de peças decorativas e, em sua maioria, utilitários como copinhos para café, canecas, pratos, joalheria, etc. Os utilitários são queimados em alta temperatura, garantindo sua solidez e indicados para o uso em aparelhos domésticos, como forno de micro-ondas, lava-louças e forno convencional, produzidas com argilas e esmaltes naturais.
A seleção dos artistas ocorreu via edital tendo como proposta contemplar a diversidade de técnicas e estilos, reunindo artistas consagrados como Ana Bozelli, da cidade de Sorocaba/SP, mestre, sua produção de utilitários é referência no design nacional, bem como Gio Fortini e Sandra Spinelli. Ainda na cidade, talentos emergentes e coletivos estabelecidos compõem o time: Casa da Mãe Joana, Ateliê Villa da Cerâmica, Apoena Design, Azul Pétrio, BF Figueiredo e Simona Art. Artistas visuais da cidade foram selecionados como Má Ferreira, Let Marques e Nilde Bufalo. Como ação social, a participação do Projeto Ser ÂMICA que comercializa peças produzidas por jovens da periferia da cidade, reunindo mais de 30 jovens.
Do interior paulista a representante de Cunha é a artista Brisa Rodrigues, Alejandra Dawi de Atibaia, Mali Tessler de Cotia, Cauê Rodrigues de São José dos Campos e Priscila Uechi de Taubaté.
Ao longo do Festival da Cerâmica, serão realizadas oficinas e demonstrações junto ao público visitante, que irá colocar a “mão na massa”, contemplando pessoas de todas as idades. A inscrição é no local e gratuita.
Artistas e ceramistas de referência de outros estados fecham com chave de ouro a seleção. De Curitiba-PR Martti Cerâmica, Luciana Hahn Brum de Porto Alegre-RS e de Pernambuco da capital Recife as artistas Silvia da Fonte e Suzana Wanderley.
“Festival da Cerâmica no Vão Livre do MASP”
Data: Dia 5 de outubro, sábado, das 10 às 18h
Local: MASP: Vão Livre – Esplanada Lina Bo Bardi, Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo, SP | Infos: 11.9.6639.3809 – galeriacentral@hotmail.com
Curadoria e Produção: Fernando Zelman – Galeria Central
Direção de Arte: Danilo Blanco | Apoio Prefeitura de São Paulo e MASP
Acesso à pessoa com deficiência | próximo ao Metrô Trianon-MASP | Aceita todos os cartões | classificação livre | entrada franca