Nos sete primeiros meses de 2022, a construção civil manteve-se no topo do ranking entre os setores que mais geraram empregos no país, segundo dados mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No período, foram abertas mais de 218 mil novas vagas, o que representa 14% do saldo total de 1,5 milhão de postos de trabalho abertos no país, conforme levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Parte desses números referendam as pesquisas do setor imobiliário, que apontavam crescimento ainda mais expressivo no ano de 2022, comparado a 2021. Nesse cenário otimista, a construtora Yticon, do Grupo A.Yoshii, acaba de ingressar no mercado imobiliário de Campinas (SP), anunciando investimento de R$ 100 milhões e previsão de gerar aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos nos próximos doze meses.
O lançamento do empreendimento Brisas Bella Città, localizado no Parque Industrial (região central), marca a abertura do apartamento decorado e o início das atividades da construtora na cidade eleita a 5ª mais empreendedora do País, no ranking da Endeavor. A torre terá oito apartamentos por andar (térreo mais doze andares) com 66 metros quadrados privativos, cada. A Yticon atua há 12 anos no segmento do “primeiro imóvel econômico” e, desde então, já entregou 37 empreendimentos, totalizando 5,7 mil unidades habitacionais entregues nos estados do Paraná e São Paulo.
O empreendimento terá opção de plantas de 3 dormitórios ou 2 dormitórios com sala estendida, além de quatro unidades garden (uma tendência no mercado imobiliário residencial vertical). Todos serão entregues com churrasqueira na sacada. Já a estrutura da torre inova ainda mais o conceito de morar bem da construtora Yticon, com soluções inteligentes de moradia com economia compartilhada, como bicicletas, ferramentas e lavanderia, incorporada ao condomínio e planejamento urbanístico da área. Na área de lazer, churrasqueiras, espaço gourmet, playgorund, piscinas com prainha e espaço fitness.
A chegada da Yticon a Campinas acontece quatro anos depois do início das atividades da A.Yoshii na cidade. Até agora, foram lançados quatro empreendimentos de alto padrão: Legend, Le Rêve, Harmonie e Aura – todos com um grande sucesso de vendas e com entrega prevista a partir de 2023.
Início das obras
De acordo com o diretor da unidade da Yticon em Campinas, Kalel Costa Aiache, as obras do Brisas Bella Città devem começar já no primeiro semestre de 2023, quando outros lançamentos serão anunciados. “Em breve, a construtora também lançará na cidade mais um empreendimento, totalizando aproximadamente 300 novas unidades em 2022. Todos os corretores são exclusivos das imobiliárias Pleno Imóveis e da Prado Gonçalves”, explica.
Expansão da construtora
A entrada da Yticon faz parte da expansão do Grupo A.Yoshii, que viu na cidade de Campinas um forte e promissor mercado. “Nos últimos dois anos, observamos grande procura em todos os segmentos nos quais atuamos, que vão do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA), passando pelo primeiro imóvel econômico e alcançando o médio (todos atendidos pela Yticon) e de alto padrão (A.Yoshii). Nesse sentido, Campinas é uma cidade com grande oportunidade de negócios para nós, pois se mostra uma praça de economia muito diversificada e público heterogêneo, além de ser um grande polo econômico, de tecnologia e desenvolvimento do país”, destaca o diretor.
Localização
Aiache comenta que a análise de mercado e a compra dos primeiros terrenos para entrada da construtora em uma nova praça são momentos cruciais e muito estratégicos. “Por isso, buscamos áreas amplas em bairros que o campineiro gosta. Nosso primeiro lançamento será numa região muito agradável, tranquila e familiar, que oferece conforto e muita qualidade de vida. Está localizada próxima da Via Anhanguera e da Avenida das Amoreiras, facilitando a locomoção do morador para cidades vizinhas da grande Campinas e também para o centro”, argumenta, referindo-se ao bairro Parque Industrial.
Já o segundo lançamento da construtora será no bairro Mansões Santo Antônio, um local completo em termos de serviços e infraestrutura, próximo ao Shopping Parque Dom Pedro, o segundo maior da América Latina. O bairro é vizinho do Taquaral, um lugar em alta e o preferido dos campineiros para praticar atividades ao ar livre ou curtir o final de semana em família. “Apesar da grande extensão e população numerosa, a cidade não abandona as características de ser acolhedora e familiar – relembrando até cidades menores -, o que garante um alto índice de qualidade de vida aos moradores. Há também empresas e universidades de grande porte e renome na cidade que acabam atraindo muito o público jovem”, pontua.
Compra X Aluguel
Outro fator de grande importância no mercado imobiliário, conforme Aiache, é o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – também conhecido como inflação do aluguel -, que variou 0,21% em julho, ante 0,59% no mês anterior. Com esse resultado, o índice acumula alta de 8,39% no ano e de 10,08% nos últimos 12 meses. “Esse, sem dúvida, foi um dos fatores que mais motivaram e ainda motivam a compra de imóveis. Os índices de inflação são importantes, pois sinalizam como caminharão os custos da obra e as taxas para crédito, tanto da construtora quanto do cliente. Em muitas delas, o IGP-M é um índice que corrige valores de imóveis já entregues e financiados diretamente com as construtoras. Por isso, o índice acima dos 10% faz com que muitos clientes optem pela aquisição de um imóvel na planta”, finaliza.
Plantão de vendas: O apartamento decorado pode ser visitado das 9h às 19h, na Rua Benedito Ferreira Marques, 390.