É muito bom ter uma empresa especializada para administração condominial. Para isso, existem as administradoras de condomínio, e mais do que isto existem as boas e tradicionais administradoras de condomínios.
Porém, a escolha ideal depende do conhecimento e compreensão do tipo de serviços que elas oferecem e a forma como elas podem ajudar os condomínios.
O principal serviço de uma administradora de condomínios é cuidar das áreas administrativa, jurídica e de recursos humanos do condomínio.
Resumidamente, a empresa escolhida fica responsável pela parte mais prática e burocrática da gestão condominial. Entre suas principais atribuições, estão:
Todos os serviços prestados pela administradora de condomínios devem estar estipulados em contrato, que deve ser respeitado por ambas as partes.
É preciso ressaltar, ainda, que todas as decisões finais devem ser tomadas com a concordância do síndico, que é o principal responsável pelo condomínio. Caso ocorra um problema durante o mandato, o gestor será o primeiro a responder civil e criminalmente.
No entanto, existe uma responsabilidade solidária entre o condomínio e a administradora. Isso significa que, se o problema for causado pela má gestão da administradora, a empresa também poderá vir a responder judicialmente pelo ato. Logo, existe uma responsabilidade civil (e, às vezes, criminal) da administradora do condomínio, bem como do administrador autônomo do condomínio.
José R. Iampolsky é CEO da Paris Condomínios www.pariscondominios.com.br
Quais são os benefícios de contratar uma administradora?
Contratar uma administradora de condomínio não é obrigatório, mas nos dias atuais com tantas obrigações, datas e multas a contratação traz uma série de benefícios para o patrimônio coletivo, os moradores e o próprio síndico.
Algumas das vantagens de contar com uma administradora de condomínio são:
Por lidar com as contas de diversos condomínios, as empresas especializadas em administração condominial conseguem reduções nos valores de taxas bancárias. Desta forma, elas podem gerenciar a verba do condomínio, buscando reduzir despesas, o que também contribui para a diminuição do valor das taxas condominiais.
Como avaliar antes de contratar?
A primeira coisa fazer é avaliar a situação do condomínio. Será que o empreendimento tem condições financeiras de contratar uma administradora? Além disso, é essencial analisar o perfil do próprio síndico.
Essas análises são essenciais, tendo em vista que ambas as partes devem trabalhar em conjunto para melhorar as condições e proporcionar ainda mais harmonia ao condomínio.