O Dia do Hambúrguer é celebrado em 28 de maio. Segundo a história mais conhecida sobre a origem da iguaria, por volta do século XVII, os moradores da região de Hamburgo, na Alemanha, faziam um bolinho de carne moída frita, que foi se aperfeiçoando com o tempo. A mudança no preparo pode ser vastamente observada hoje em dia por meio das várias hamburguerias existentes no Brasil, que oferecem diversas opções aos consumidores, incluindo alternativas com outras proteínas animais ou sem nenhuma delas para quem é vegetariano ou vegano.
A chef e nutricionista Camile Fiuza do Além da Mesa sugere a esse público e aos que preferem uma opção mais singular a preparação do hambúrguer de falafel (bolinhos fritos de grão-de-bico, originário do Oriente Médio) acompanhado de maionese de quinoa. As receitas utilizam produtos da linha Orgânicos da Vapza Alimentos – empresa que produz alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor – e são todos livres de conservantes. Aprenda a preparar os pratos:
Hambúrguer de Falafel
Ingredientes:
300 gramas de Grão de Bico Vapza;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1⁄2 cebola roxa;
1 dente de alho pequeno;
1⁄4 de xícara de salsinha;
1⁄4 de cebolinha;
1 colher de chá de cominho em pó;
Pitada de canela e de sal;
2 colheres de sopa de farinha de aveia ou farinha de arroz.
Modo de Preparo:
Em um processador, bata bem o Grão de Bico Vapza e o azeite de oliva, até virar uma pasta. Depois despeje essa pasta em um bowl e reserve. Coloque todos os ingredientes restantes em um processador e triture bem, depois misture na massa de grão de bico, e mexa. Separe a massa em porções de 150gr, e modele com as mãos. Leve os hambúrgueres para assar em forno pré-aquecido 200° por 20-25 minutos, até estarem bem dourados e crocantes.
Maionese de Quinoa
Ingredientes:
1 xícara de Quinoa Branca cozida Vapza;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 dente de alho pequeno;
1 colher de sobremesa de mostarda Dijon (opcional);
Sal;
2 colheres de sopa de suco de limão (se usar siciliano, dá um sabor especial);
15gr de salsinha;
300ml de água (ou o quanto for necessário até chegar na consistência que deseja).
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata, e vá adicionando a água aos poucos até ficar bem cremoso ou na consistência que você deseja. Deixe bater bem até virar um creme bem liso e os grãos de quinoa sumirem por completo. Coloque em um pote com uma vedação e mantenha sob refrigeração.
Dica: como é uma maionese que não leva ovo, tem uma validade maior, então se sobrar, dá para consumir sem medo.