Mesmo sendo um serviço gratuito disponível na maioria dos postos de combustíveis, alguns condutores deixam de lado a calibragem dos pneus. Alguns esperam sinais mais evidentes, como um pneu murcho, para recorrer a máquina de calibragem. Mas para garantir que os condutores se lembrem dessa tarefa antes de pegar a estrada para curtir o feriado de Carnaval – além de entender a importância dela – a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, preparou esse artigo com diversas dicas sobre o assunto. Confira a seguir:
O que a falta da calibragem pode causar?
Quando deve ser feita a calibragem de pneus?
O indicado é que o condutor confira a pressão dos pneus regularmente, de preferência, todos os dias. Mas o enchimento dos pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias. Porém, é essencial que os pneus estejam frios, rodando no máximo 3 quilômetros até o local onde vão ser calibrados.
Como saber a calibragem correta dos pneus?
O proprietário do veículo precisa verificar o manual para saber qual a pressão certa para os pneus. Também é possível encontrar a informação no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria – na porta do condutor.
Diferenças de calibragem entre os pneus
Na hora de calibrar, o ideal é que a calibragem dos pneus traseiros seja diferente das dos dianteiros. A pressão do pneu de trás precisa ser mais alta (de duas a três libras a mais). Isso é ainda mais importante quando o veículo for transportar carga.
Como conservar por mais tempo a pressão?
Uma direção defensiva ajuda a manter a pressão dos pneus por mais tempo. A aceleração excessiva superaquece os pneus e aumenta o desgaste deles. Freadas e arrancadas bruscas, curvas em alta velocidade também acabam reduzindo a pressão dos pneus e aumentando o desgaste.
Preciso calibrar o estepe?
Sim! É recomendado que o estepe seja calibrado com duas libras acima do recomendado já que ele pode esvaziar mais rápido por ficar armazenado. Manter o estepe em dia ajuda a evitar dores de cabeça ainda maiores em uma viagem. Se um pneu estourar ou furar em uma viagem e o estepe estiver calibrado, haverá perfeitas condições para seguir viagem.