A dúvida entre comprar um imóvel já construído ou na planta permeia a mente daqueles que pensam em adquirir uma propriedade. Mas a escolha por uma casa ou apartamento que ainda será construído é uma decisão que se apresenta como a mais acertada nos últimos tempos. Isso porque essa opção mostra vantagens tanto para quem busca um imóvel para morar, quanto para quem pretende usá-lo como um investimento.
Dados apontam que, em média, imóveis na planta costumam valorizar entre 15% e 40% durante o período de construção. Além disso, as condições de pagamento e a possibilidade de personalização tornam o movimento ainda mais atrativo.
De acordo com Fabiane Guiraud de Souza, diretora comercial da Clarim Imóveis e graduada em Direito com especialização em gestão de negócios, a compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Por isso, é preciso levar em consideração alguns pontos que costumam ser vantajosos em propriedades que ainda serão construídas.
Maior leque de escolhas
“O primeiro ponto é a possibilidade de escolha da unidade. Quando o empreendimento ainda está na planta, o número de unidades disponíveis para escolha é muito maior. Ou seja, se o comprador prefere algo de frente para a rua, mar, bosque, mata ou estacionamento, há pontos disponíveis em todas as disposições, sejam mais altas ou mais baixas. Com isso, é possível escolher o que mais agrada ao proprietário”, relata.
Personalização
A possibilidade de personalização também é algo que se destaca ao comprar uma casa ou apartamento. “Quando o imóvel está em construção, a pessoa pode se planejar de acordo com o prazo de entrega da obra, tanto em relação à disposição da planta (em projetos permitem essa possibilidade), quanto na decoração. Além disso, é possível fazer um planejamento financeiro robusto para os projetos e para as obras que serão realizadas”, pontua a especialista.
Pagamento e Valorização
Segundo Fabiane, as facilidades de pagamento de um empreendimento em construção ajudam na valorização ao longo do tempo. “Durante a obra pode-se fazer o parcelamento direto com a construtora, um financiamento bancário ou então o pagamento à vista, que não conta com a adição de nenhum encargo como as outras opções. É inegável que a compra do imóvel na planta sempre é com valor abaixo do que seria com a propriedade finalizada. Ou seja, durante todo o prazo da construção haverá a valorização e, na entrega das chaves, o valor final dele pode variar de 15% a 40%, segundo estudos de mercado. Portanto, além de tudo, estamos falando de um excelente investimento, independentemente se esse seja o foco na escolha do imóvel”, revela.
Vale lembrar que as construtoras oferecem uma garantia de construção em imóveis novos. A partir do momento em que o proprietário recebe a chave, a incorporadora deverá dar toda a garantia de reparos, infiltrações e qualquer eventualidade que o imóvel possa sofrer mesmo após a entrada dos moradores.
Para a diretora comercial da Clarim Imóveis, a segurança ao comprar uma propriedade é fundamental para trazer tranquilidade aos compradores. “No Brasil nós temos a lei da incorporação imobiliária, que rege e assegura todos os direitos da venda e compra do imóvel na planta. Mas é importantíssimo que o interessado esteja muito bem assistido para evitar qualquer tipo de problema ou fraude com incorporadoras sem idoneidade”, finaliza.