Os vinhos dos Estados Unidos já conquistaram o mercado internacional com seus rótulos variados e de boa qualidade, com destaque para as vinícolas das regiões da Califórnia, Oregon e Washington. A Califórnia, com o renomado Vale de Napa, é famosa por seus Cabernet Sauvignon e Zinfandel encorpados, enquanto o Oregon brilha com seus elegantes rótulos de Pinot Noir.
Para celebrar o dia da independência norte-americana, que acontece todo dia 4 de julho, Cibele Siqueira, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha indicações de rótulos e dicas de harmonização ao gosto do país do tio Sam.
Chicken wings (frango frito) e Pinot Grigio
As famosas chicken wings americanas são um prato icônico, conhecido por suas asas de frango crocantes e suculentas, geralmente cobertas com um molho picante e saboroso. Para prepará-las, as asas de frango são temperadas e fritas até ficarem douradas e crocantes. Em seguida, são mergulhadas em um molho à base de manteiga e pimenta, como o tradicional molho Buffalo.
Para acompanhar esta delícia, aposte em um branco com boa acidez e untuosidade para equilibrar a gordura no paladar, como o Dark Horse Pinot Grigio 2020, um vinho leve, com boa acidez, refrescante e com notas de frutas verdes, como maçã e pera, e frutas cítricas.
Produzido na Califórnia, a principal região vitivinícola dos Estados Unidos, este vinho é elaborado com uvas provenientes dos vinhedos premium da vinícola Dark Horse.
https://www.wine.com.br/
Barbecue ribs (costelinha ao molho barbecue) e Zinfandel
Para preparar costelas com molho barbecue ao modo americano, comece removendo a membrana das costelas e temperando-as generosamente com uma mistura de especiarias secas, como sal, pimenta, páprica, alho em pó e açúcar mascavo. Em seguida, asse as costelas lentamente em fogo baixo, de preferência em um churrasco a carvão ou defumador, durante horas até que a carne fique macia e quase soltando do osso. Nos últimos 30 minutos de cozimento, pincele as costelas com molho barbecue e continue assando até que o molho caramelize e crie uma crosta saborosa.
Para este prato com sabor marcante, a indicação de vinho é o Ghost Pines Zinfandel 2018, elaborado pela Ghost Pines, vinícola californiana cujo nome é inspirado nos pinheiros cinzentos que surgem misteriosamente ao longo das encostas da Califórnia.
Importante ressaltar que a uva Zinfandel é emblemática dos EUA e possui um dulçor final de boca característico desta casta. Esse dulçor ajuda a equilibrar o álcool do vinho e combina com o agridoce do molho barbecue.
https://www.wine.com.br/
Hot dog e um blend rosé
Para uma experiência mais simples e casual, o bom e velho hot dog, o cachorro-quente dos americanos, pode ser suficiente para fazer referência à cultura de comidas de rua. Diferentemente do Brasil, onde cada região possui uma receita com ingredientes diversos, nos EUA o padrão é muito mais simples: pão com salsicha e mostarda ou picles.
Essa combinação também pode ser harmonizada com um vinho que tenha boa acidez. A indicação para o lanche seria outro rótulo da Dark Horse Rosé 2019, que consiste num blend com as uvas Barbera, Pinot Gris, Tempranillo e Grenache. É um vinho jovem, leve, frutado que, com sua acidez média e final agradável, vai bem com uma variedade de lanches e salgados.
https://www.wine.com.br/
Grilled burger (hambúrguer na grelha) e um Zinfandel
Nos Estados Unidos, especialmente durante o feriado de 4 de julho, os hambúrgueres são preparados na grelha com grande entusiasmo. Os hambúrgueres são moldados com carne moída de alta qualidade, temperada com sal e pimenta e, na sequência, grelhados até atingirem a perfeição suculenta, geralmente em churrasqueiras ao ar livre. São servidos em pães frescos, acompanhados de uma variedade de complementos como queijo, alface, tomate, cebola, picles e molhos.
Para acompanhar este clássico norte-americano, a indicação é o Dark Horse Red Blend, um vinho potente com a Zinfandel como destaque. Com corpo médio e notas de frutas negras, seu amadurecimento em barricas de carvalho lhe confere toques defumados que combinam bem com o famoso hambúrguer na chapa.
https://www.wine.com.br/
Apple Pie (torta de maçã) e Chardonnay
A torta de maçã norte-americana é outro clássico da culinária dos Estados Unidos, valorizada por sua massa amanteigada e recheio generoso de maçãs frescas. Para prepará-la, maçãs descascadas e fatiadas são misturadas com açúcar, canela e suco de limão. A massa é então preparada com farinha, manteiga gelada cortada em cubos e água gelada para formar uma massa homogênea. Após forrar uma forma de torta com parte da massa, a mistura de maçã é colocada sobre ela e coberta com o restante da massa. Antes de assar, a torta é geralmente pincelada com ovo batido e polvilhada com açúcar para criar um brilho dourado e crocante.
A recomendação para harmonizar é o Dark Horse Chardonnay 2019, que terá cremosidade e um leve dulçor no final marcado por notas de baunilha que vão de encontro com a torta.
https://www.wine.com.br/