De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, as pessoas com 65 anos ou mais representam 10,9% da população do país, e essa tendência de envelhecimento traz consigo desafios e oportunidades, especialmente no que se refere à inclusão e valorização na sociedade
Com essa valorização em mente, o Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista, realiza até 31 de dezembro a exposição Longe Vou, uma mostra fotográfica do artista Cesar Cinato que retrata pessoas acima de 65 anos com histórias inspiradoras de vida. O projeto tem como propósito inspirar todas as gerações.
“A sociedade costuma definir idades exatas para cada experiência, determinando quando algo deve começar ou terminar. Através das minhas lentes, conto histórias de pessoas que desafiam essas imposições, vivendo além do calendário social. Elas seguem com o coração, alma e corpo jovens, mostrando que a idade é apenas um número e não um limite para a vida”, explica Cinato.
Reunindo 13 fotografias, Cesar Cinato captura a essência de seus modelos que possuem entre 65 e 89 anos. Um dos destaques é Sandra, uma ginecologista com 72 anos que, em certo momento da vida, decidiu realizar um sonho de infância: dançar ballet clássico. Para Sandra, a idade nunca foi um obstáculo e ela acredita que viver plenamente no presente permite aproveitar as oportunidades que surgem. Com entusiasmo e determinação, combina sua experiência profissional com a paixão pela dança, mostrando que nunca é tarde para perseguirmos nossos sonhos e fazer o que se ama.
Outra fonte de inspiração para a câmera de Cinato é o Milton, que, para superar sua timidez, se inscreveu há alguns anos em um curso de teatro amador. O medo de se envergonhar foi substituído pela coragem, levando-o a uma primeira apresentação bem-sucedida que abriu portas para novas oportunidades. Desde então, ele participa de muitas peças e apresentações de sapateado. Hoje, aos 89 anos, Milton continua ativo e se sente jovem, dizendo que só “enxerga” a idade que tem quando se olha no espelho. Seu conselho é simples: “Faça o que você gosta. Faça e faça”.
Maurício Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos — empresa que administra o Shopping – explica que, ao representar um grande centro comercial, um de seus valores é garantir não só a satisfação dos visitantes, mas alertar sobre questões culturais e sociais. “Muitas vezes passamos perto destas imagens e nem as percebemos direito, tanto pela correria do dia a dia como pela falta de informações. Com essa exposição, o Center 3 reforça seu posicionamento como um espaço aberto para a arte e para a reflexão de temas correlatos, como o papel que a arte e a história têm nas nossas vidas”, aponta.
Caminhos da Arte
Artistas e apreciadores da arte cada vez mais se voltam ao Center 3 como um ponto de referência. Esse é exatamente o propósito do projeto Caminhos da Arte: o desenvolvimento artístico e cultural das milhares de pessoas que atravessam os corredores do shopping diariamente.
Segundo Maurício, a meta é movimentar o cenário paulistano e garantir mais cultura à população. “Cada nova ação do projeto traz obras de diferentes estilos e também permite visibilidade a artistas veteranos e iniciantes, de modo que toda a cena local seja envolvida. Além disso, a interatividade entre arte e espectador é parte fundamental desse processo, por isso sempre oferecemos o tour virtual e deixamos as exposições descentralizadas.”
Serviço: Caminhos da Arte Exposição: LongeVou – Histórias incríveis. Personagens que inspiram.
Quando: até 31 de dezembro
Onde: Shopping Center 3
Valor: Gratuito e aberto ao público