Os Afro Sambas é uma obra resultante da parceria do violonista Baden Powell e do poeta Vinícius de Moraes lançada em 1966, com arranjos e regência do maestro Guerra-Peixe e inspiração no ritmo e na harmonia do candomblé, religião brasileira de matriz africana. É com base neste disco que Luana Bayô faz show no Teatro do Sesc Santo Amaro no dia
10 de maio de 2024, sexta, às 21h. Os ingressos custam de R$ 15 (credencial plena) a R$ 50 (inteira) e estão disponíveis no aplicativo Credencial Sesc SP, no site
www.centralrelacionamento.sescsp.org.br ou nas bilheterias das unidades.
No início dos anos 1960, Vinicius de Moraes foi presenteado pelo baiano Carlos Coqueijo Costa com um exemplar do LP “Sambas de Roda e Candomblés da Bahia”. Impressionado por essa vertente da música popular brasileira, o poetinha apresenta o disco a Baden Powell (seu parceiro mais constante na ocasião), que também foi arrebatado pelas tradições afro-baianas, principalmente com o som do berimbau e com a musicalidade dos rituais religiosos. É neste contexto que foram compostos os afro sambas — uma série de temas mesclados à batida do samba.
No show que Luana Bayô apresenta no Sesc Santo Amaro, ela faz a síntese desse rico repertório dos afro sambas, acompanhada por Obri Orin (baixo acústico), Nicholas Maia (teclado) e Thiago Sonho (percuteria).
Luana Bayô é cantora, compositora, articuladora cultural e educadora. Nascida e criada no Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, ela é graduada em Letras – Português e Espanhol. Sua vivência nos sambas de quintais e o contato com os terreiros e as comunidades tradicionais de jongo, maracatu, batuque de umbigada foram o norte para seu desenvolvimento artístico que se iniciou formalmente no Teatro Escola Brincante.
Serviço
Luana Bayô
Dia 10 de maio de 2024
Sexta-feira, às 21h
Sesc Santo Amaro – Teatro
R. Amador Bueno, 505
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
270 lugares
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.