Hoje com 74 anos, José Barbosa, entalhador, pintor, aquarelista, desenhista, ilustrador, escultor, gravador, já expôs suas obras na Alemanha, em Cuba, na Espanha, França, Londres, Portugal, Suécia e nos EUA, mora em Olinda (PE) e possui obras inéditas, só agora apresentadas ao público.
“A exposição, que apresentará obras ainda desconhecidas do público, mostra a capacidade do artista José Barbosa, em unir diferentes referências, gêneros e temas, não se prendendo a uma única técnica, em suas obras, que vão muito além do regionalismo”, justifica o galerista Renato Magalhães Gouvea. “Esta exposição reafirma o fato de Barbosa, ser mais reconhecido fora do Brasil, após realizar cerca de 20 exposições internacionais, no período em que morou fora, entre 1972 e 1998″, ele e todos nós, merecemos ver e rever a sua arte”.
Sobre o autor
José Barbosa da Silva (Olinda PE 1948), filho do marceneiro e restaurador Ernani Ricardo da Silva, começou a entalhar arcas para antiquário na marcenaria de seu pai, no Mercado da Ribeira, em Olinda. Em 1963, com o incentivo do pintor Adão Pinheiro, inicia carreira artística. Nessa mesma época, integra e organiza o Movimento de Arte Ribeira, que conta com a participação de João Câmara, Vicente do Rego Monteiro e Guita Charifker. Organizou o 1º Salão de Arte Popular em Natal, com Janete Costa, em 1965. Estudou gravura em metal com o professor Orlando da Silva. Em 1967, realizou esculturas para o Hotel Savoy. Em 1972, parte para a Europa, residindo na Alemanha e na França até 1978, quando regressa ao Brasil. Em 1976, trabalhou em ateliê com Roseline Granet e Jean Paul Riopelle, em Meudon, França.
Sobre a obra de José Barbosa
“De José Barbosa vamos esperar o melhor. Se ele se resolver pela talha e não pela marcenaria, e se ficar fiel a seu sangue popular, a arte nordestina estará de parabéns, pois terá, no mínimo, ganho um entalhador que não fica a dever nada aos grandes artesãos que fizeram os altares de Olinda – esta Olinda onde ele nasceu e se criou e que é, para nós, nordestinos, a mesma ‘colina sagrada’ que foi para nossos antepassados do século XVII, na sua luta pela formação da nacionalidade”. SUASSUNA, Ariano. In: GALERIA JACQUES ARDIES
“Os entalhes e gravuras em madeira de José Barbosa da Silva valem a pena serem vistas (lembrando Chagall, misturam o fantástico e o real com bom efeito, o detalhe das talhas são imaginativas e inteligentes”. ANTONY, Evan, The Spectator. The Times Educational Supplement. Londres: Times 1981
‘Arte 57′ na Arte-Circuito
Período da exposição de 26/09 a 21/10
Horário da Arte 57:
De segunda a sexta das 10h às 18h
sábado fechado
Av. 9 de Julho, 5144, São Paulo, SP, Brazil
Fone: (11) 3081-9800
e-mail: guilherme@arte57.com.br
Como chegar: GoogleMaps