Quando vemos uma mulher de destaque, capaz de realizar qualquer coisa, esquecemos que um dia ela foi uma criança como todas as outras: cheias de sonhos, mas também de medos e dificuldades. E o que fez com que elas superassem os desafios? O que fizeram para nunca deixar de acreditar em si mesmas?
Foi a partir desses
insights que a compositora e criativa
Elisa Gatti, a
Mãe Musical (
www.instagram.com/maemusical) desenvolveu o projeto
Meninas Grandes, junto do cantor
Daniel. Numa mistura de contação de história e conteúdo musical em animação,
Lara e
Luiza Camillo, filhas do cantor, apresentam de uma maneira super poética a infância de quatro grandes mulheres brasileiras:
Daiane dos Santos,
Ana Maria Braga e
Fernanda Montenegro.
Apesar de terem histórias totalmente diferentes, todas partilham de um ponto em comum: nunca deixaram de acreditar que poderiam ser o que quisessem ser. E é isso que o projeto quer despertar em todas as mulheres, sejam elas crianças ou adultas.
Meninas Grandes é uma produção 100% independente e nasceu sem grandes pretensões. “As meninas manifestaram uma vontade de gravar algumas canções e explorar o lado artístico delas. Foi quando resolvi conversar com a Elisa, para ver se ela topava compor umas músicas para elas gravarem. Só que, conversando com ela, vi que poderíamos fazer algo mais especial e mais envolvente. Foi assim que começamos a formatar o projeto.” conta Daniel.
Cada episódio traz um recorte biográfico da infância das quatro mulheres homenageadas com uma camada de magia e encantamento. A roteirista da série, Marcela Monteiro, deu a cada uma delas um “superpoder”, o que fez com que elas pudessem atravessar qualquer dificuldade. A interpretação das protagonistas Lara e Luiza é um show à parte: naturalidade, doçura e cumplicidade que faz com que o projeto carregue uma característica única.
Mas além de interpretarem diálogos escritos com uma grande riqueza literária, as meninas também impressionaram ao cantar as músicas-tema de cada episódio. “A partir de uma entrevista feita com as homenageadas, pudemos desenvolver o fio condutor de cada roteiro e depois disso transformar cada uma das histórias em músicas que ao mesmo tempo são super personalizadas, mas também tocam o coração de qualquer menina ou mulher“, conta a compositora Elisa Gatti.
Música pop, baião, chorinho e até arranjos de cabaré marcam as canções que ganharam animações espetaculares e encerram com chave de ouro cada um dos episódios. “A gente amou contar essas histórias! Amamos tudo: desde decorar o texto, aprender a interpretar para a câmera, cantar as músicas e, principalmente, entender que todas as meninas do mundo podem ser o que elas quiserem“, contam emocionadas, Lara e Luiza.
Reúna a família para se emocionar, se inspirar e construir um mundo mais justo para as mulheres. E claro, preparem os lencinhos.
Confira aqui os três primeiros episódios:
Ficha técnica
Idealização: Elisa Gatti, a Mãe Musical e Daniel Camillo
Realização: Daniel Promoções, Mãe Musical e Publik
Roteiros episódios 1, 3 e 4: Marcela Monteiro
Roteiro episódio 2: Marcela Monteiro e Karol Gomes
Direção: Madê Picchi
Produtora de Vídeo: Publik
Composição das músicas tema: Elisa Gatti
Produtor de som: Bruno Câmara, Estúdio Berimbau
Ilustração: Rita de Cássia
Animação: Mad House
Edição: Olho de Coruja
Colorização e finalização: Regina Mimi
Gerentes do projeto: Alessandra Meschini e Inês Lotufo
Assessor Geral: Vandinho Tellis
Comunicação Digital: Lab3TV
Distribuição: ONErpm